Durante a reunião da Câmara de Vereadores que aconteceu nesta quinta-feira (15), o vereador Alex Brito (CIDADANIA), apresentou o requerimento 183/2023. A saber, o documento encaminhado ao Prefeito, Secretaria de Cultura e Turismo e ao COMPATRI, solicita informações referentes ao pedido de registro do modo de vida republicano das repúblicas da Universidade Federal de Ouro Preto como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto. Todavia, a solicitação aconteceu em 2022 por ex-alunos da universidade e estudantes.
Leia também: Dupla Hugo e Guilherme é mais uma atração confirmada no Julifest 2023
O vereador destacou a importância da vida universitária para o município:
“Venho aqui, respeitosamente, pedir aos vereadores, ao COMPATRI, a secretaria de patrimônio, que inclua a vida republicana ouro-pretana como bem imaterial de Ouro Preto. Desse modo, Ouro Preto é uma das cidades no Brasil que mais possui número de universitários em casas universitárias. Então, pedimos que a vida universitária e as repúblicas sejam consideradas um bem imaterial da cidade. E, também, lembrando, o quão essas pessoas auxiliam o município há anos, com a quantidade de recursos que a UFOP e os estudantes geram a Ouro Preto. É um terceiro setor: desse modo, temos a mineração, o turismo e a UFOP”, pontuou o vereador durante a reunião.
Todavia, a secretaria adjunta de cultura afirmou que a solicitação ainda não chegou ao departamento. Contudo, depois desta oficialização, é preciso submeter à aprovação do Conselho de Patrimônio.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.