A inauguração do Natal Luz de Ouro Preto aconteceu na noite de sábado (12) e contou com a participação do ator da Globo e embaixador do evento, Eriberto Leão. Antes das luzes acenderem, o artista deu uma entrevista coletiva, junto dos apoiadores do natal e de representantes políticos da cidade.
Durante a sua fala, Eriberto Leão destacou a importância de Ouro Preto para o cenário cultural e histórico do Brasil e do mundo. Apesar da sua rápida e inédita passagem pela cidade, ele disse que pretende retornar ao município junto de sua família.
“Nós temos um dos países mais ricos do mundo, não só em recursos naturais e seu povo, mas culturalmente falando. Se não for o mais rico de todos. Mas a cultura precisa ser valorizada para que ela possa atingir os lugares que ela é capaz de atingir e o que está acontecendo aqui é como se fosse um tambor. Ouro Preto é uma das cidades mais importantes do Brasil e do mundo, é um patrimônio histórico mundial, é a história do nosso país. É a primeira vez que estou em Ouro Preto e eu me emocionei quando cheguei e quando entrei na Igreja São Francisco de Assis. Infelizmente, vou ter que ir embora amanhã cedo, mas vou trazer a minha família, quero que o meu filho que está estudando a história do Brasil conheça. O poder de um evento como esse é de potencializar o que nós já somos e o que já temos”, declarou o ator.
Eriberto Leão acredita que o Natal Luz de Ouro Preto vai fazer com que a cidade receba mais visitações e que o evento será um destaque nacional e internacional.
“Ouro Preto precisa ser muito mais vista e visitada por todos nós do país inteiro e eu não tenho dúvida que o Natal Luz de Ouro Preto vai fazer com que isso aconteça. Que isso se espalhe pelo Brasil inteiro, porque nós somos um país amoroso, agregador e iluminado. Que nós possamos ser um farol do mundo. Eu acredito numa profecia sebastianista do Padre Antônio Vieira, quando chega ao Brasil, em que ele diz que a nova Jerusalém é aqui. O Brasil é um farol do mundo e são eventos como esse que fazem com que a gente possa ter consciência de quem nós somos com muito mais abrangência. A gente precisa abrir as portas da percepção para quem nós somos. Esse é o papel da arte e eu estou muito honrado de estar aqui como embaixador desse natal”, finalizou.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), lembrou da importância de pessoas engajadas na cultura e destacou a mudança política do Brasil, após as eleições, como um fator importante para a retomada de iniciativas voltadas para o setor.
“O sentimento é de confraternização para acender as luzes do natal. São luzes que iluminam os corações que irradiam por toda a parte a força de Ouro Preto como polo cultural. Ouro Preto é referência, é um ponto de chegada e de partida da história do Brasil. As pessoas sempre quiseram um natal diferente, nós temos aqui as pastorinhas do natal, as folias de reis do natal. O natal contemporâneo tem muita luz e as luzes que nós estamos acendendo aqui graças a um patrocínio da Cedro. Muitas pessoas estão perguntando se é dinheiro da prefeitura que está sendo gasto e o dinheiro é o Papai Noel que trouxe através da lei de incentivo à cultura, com o patrocínio da Cedro. Ano passado nós não conseguimos aprovar o projeto, conseguimos esse ano. Felizmente, o natal deste ano está trazendo um presente enorme de uma nova era que começa no dia primeiro de janeiro no país. Então, temos que agradecer a esse espírito do natal, o favorecimento das atividades artísticas do nosso país”, disse o prefeito.
A gerente de Geologia e Planejamento da Cedro, Stael Maciel, agradeceu a oportunidade de participar do Natal Luz de Ouro Preto. “A Cedro Mineração agradece a oportunidade de estar aqui junto com a Prefeitura de Ouro Preto, os organizadores e a comunidade por apoiar um evento tão importante que é a festa natalina. A Cedro mostra que tem responsabilidade social, apoiando projetos dessa envergadura”, disse.
Por fim, o presidente da o presidente Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav-MG), Peter Mangabeira, destacou o potencial do Natal Luz da cidade para se tornar um dos maiores eventos natalinos do país.
“Ouro Preto é a cidade presépio do Brasil. Estive em Gramado na semana passada e é incomparável, Ouro Preto é muito mais bonito e o natal daqui, depois de alguns anos, vai passar Gramado. A cidade é muito bonita, as igrejas também. Eu nasci em Belo Horizonte, mas fui criado em Ouro Preto. Hoje eu trabalho para Ouro Preto e vejo o Natal Luz como uma grande riqueza que Ouro Preto terá, porque vai mudar o rumo do nosso turismo e, com a cidade toda se envolvendo será muito boa para nós. Minas Gerais é o segundo estado que tem mais recebido turistas no Brasil e é o terceiro de maior crescimento depois da pandemia. Então, estamos no caminho certo”, declarou Peter Mangabeira.
Luzes acesas
Com grande público, a Praça Tiradentes foi iluminada com uma árvore de 18 metros de altura no sábado. A inauguração das luzes contou com várias apresentações artísticas, tendo o fechamento da noite com o show de Ayrton Ramos, cover oficial do Raul Seixas, que teve a participação do ator Eriberto Leão.
Ainda na mesma noite, houve a abertura da Casa do Papai Noel, na Casa de Gonzaga. Na Praça Tiradentes, também houve um cortejo com da Fanfarra Juventina Drummond, Três Reis Magos, Pastorinhas, Barroco Jazz Band e do Coral e Orquestra da Escola Padre Simões.
Confira a programação completa do Natal Luz de Ouro Preto clicando aqui.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.