Neste final de semana, um atleta de Ouro Preto foi campeão sul-americano de Skyrunning. O corredor André Luiz Mapa conseguiu além do título na categoria Combinado Masculino, mais dois pódios, sendo prata no Sky Masculino e bronze no Vertical Masculino. A competição ocorreu pela segunda vez no Brasil, desta vez Serra, Espírito Santo, nos dias 23 e 24 de junho de 2023. Brasil, Peru, Chile e Equador dividiram as 27 medalhas distribuídas.
Leia mais:Ouro Preto: Capela Velório em Santo Antônio do Leite será construída.
Os eventos começaram na sexta-feira, 23 de junho, com a corrida Insanity Mountain Mestre Álvaro VK, para a disciplina VERTICAL. A corrida tem 4,8 km de extensão, com uma subida vertical de 1.014 metros, alcançando o cume rochoso da montanha Mestre Álvaro após atravessar florestas e rochas íngremes com cordas fixas.
André Luiz Mapa nasceu em Mariana, mas foi criado em Ouro Preto e mora até hoje por lá. Ao Galilé, André afirmou que foi difícil encontrar palavras para descrever a emoção e a satisfação de conquistar três medalhas. Ele destaca que uma medalha já é uma conquista boa, mas conquistar três é um feito grandioso que estabelece uma marca a ser superada no futuro.
“Durante a prova foi muito difícil controlar a ansiedade de cruzar a linha de chegada, além de lutar o tempo todo contra a mante e o corpo da muito cansados. Não é fácil a preparação pra esse tipo de prova, todo treino e preparação geralmente é bem menor do que acontece na hora da prova. Sempre simulamos o que pode ocorrer, mas treino é treino e prova é prova. Uma verdadeira caixa de surpresas. Foram 6 horas de autoconhecimento”, disse André.
Ao comentar a felicidade de chegar no lugar mais alto do pódio, ele compara a empolgação do atleta antes da competição com a expectativa de uma criança aguardando o presente de fim de ano que sempre sonhou.
“É como uma criança na espera do presente de fim de ano, aquele que ele sempre sonhou. Meu objetivo é fazer essa modalidade se tornar extremamente conhecida é reconhecida no Brasil e com isso termos condições de ter atletas de alto nível para competir lá fora”
O skyrunning é um tipo de corrida em montanhas e terrenos íngremes. As categorias são definidas de acordo com a distância, tempo estimado para o vencedor, ascensão acumulada e inclinação média do percurso.
Existem várias categorias, como Sky, SkyRace, SkyMarathon, Ultra, Ultra SkyMarathon, Ultra XL SkyMarathon, Vertical, Vertical Kilometer, Skyspeed e Skyscraper Racing/Vertical Running. Cada uma dessas categorias possui critérios específicos em relação à distância, tempo e características do terreno. Por exemplo, a categoria SkyRace exige um percurso mínimo de 20 km, menos de 3 horas para o vencedor e pelo menos 1.200 metros de ascensão acumulada. Já a categoria Vertical envolve corridas uphill com uma inclinação média de 25% e alguns trechos com mais de 33%. O texto também menciona critérios específicos para as categorias Ultra, Ultra SkyMarathon, Ultra XL SkyMarathon e Skyscraper Racing/Vertical Running, que têm distâncias, tempos e inclinações ainda maior.
Por isso, a dificuldade da prova foi destacada por André. De acordo com ele, a parte mais marcante da prova foram os metros finais, quando pode ouvir os gritos das pessoas que o apoiam.
“O que eu destaco da competição é que além de competir com outros atletas, temos um adversário maior e mais forte, que somos nós mesmo. O tempo todo lutando contra os pensamentos sabotares durante a prova. O momento que mais me marcou foi nos metros finais da prova, ver e ouvir a voz das pessoas que mais me apoiam e torcem por mim”, finalizou André ao Galilé.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Atleta de Ouro Preto é campeão sul-americano de Corrida de Montanha […]
Parabéns André, já vi vc várias vezes treinando no Campus, A perseverança é a alma da conquista. Aí Agostinho muito feliz
[…] Leia mais: Atleta de Ouro Preto é campeão sul-americano de Corrida de Montanha […]
[…] superar desafios em diferentes modalidades da corrida de montanha. Ano passado, em junho, Mapa foi campeão sul-americano em uma competição realizada no Espírito […]