O carro-chefe do atual governo, em matéria de desenvolvimento econômico municipal, é, sem dúvidas, o Plano de Apoio da Diversificação Econômica de Ouro Preto, o PADE, com cinco eixos de atuação: Inovação e Tecnologia, Aproveitamento de Rejeitos, Turismo, Empreendedorismo e Agropecuária.
Dentre as diversas ações do PADE, destaca-se a reestruturação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES), organismo tripartite (poder público, sociedade civil e setor produtivo) e deliberativo. Todos os projetos da SMDEIT são submetidos às Câmaras Técnicas, responsáveis por avaliar as propostas e enviar ao CONDES para deliberação.
O FUNDES, Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto é uma ação cumprida do Plano de Governo Angelo e Regina e possui recursos a serem aplicados por associações ouro-pretanas sem fins lucrativos que desenvolvam projetos alinhados ao PADE.
Leia também:
- Vereador Anderson Martins é eleito presidente da Câmara de Itabirito
- Parque do Itacolomi ficará fechado até o final de 2024, afirma gestora da unidade
Outro equipamento importantíssimo da atual gestão é o SINE, que foi reestruturado, modernizado, com site no portal oficial da Prefeitura e que está entre os 10 melhores do Estado. O número de pessoas empregadas através do SINE e a oferta de vagas são recorde desde o último governo Angelo Oswaldo, em 2012. O Sine também oferece capacitações, como o curso de Competências Básicas para o Mercado de Trabalho, realizado na sede e nos distritos de Antônio Pereira e Cachoeira do Campo. O desempenho contabiliza mais de 14 mil atendimentos e a superação de todas as metas. O número de encaminhados para entrevistas, previsto para a casa de 1.000 pessoas, chegou a 4.814. As vagas ofertadas, estimadas em 279, alcançaram a marca de 2.306. Por fim, a meta de empregar cerca de 130 profissionais resultou quase quadruplicada, com a assinatura da carteira de nada menos que 470 trabalhadores, segundo o último relatório do Sine.
Ouro Preto: Cidade Empreendedora
Cumprindo mais uma ação do Plano de Governo, foi implantada, em junho de 2022, a Sala Mineira do Empreendedor de Ouro Preto, uma parceria entre a Junta Comercial, o Sebrae e a Prefeitura Municipal. Trata-se de espaço exclusivo para os empresários ouro-pretanos sanarem suas dúvidas e resolverem problemas em relação aos seus negócios. Com a Sala, Ouro Preto aderiu à Lei de Liberdade Econômica, que muda todo o ambiente comercial, facilitando a inserção de empresas no município e avançando nas políticas públicas de geração de emprego e renda para a população.
Desde a abertura, mais de 2.472 atendimentos foram realizados, 1.206 novas empresas criadas em 2022 e 1.233 em 2023 (até novembro). Ampliando os atendimentos da Sala, iniciou-se o projeto da Sala Itinerante em outubro de 2023, levando todos os serviços aos distritos. Nesse ano, Antônio Pereira, Lavras Novas, Cachoeira do Campo e Amarantina já foram contemplados.
E, com pouco mais de um ano e meio, a Sala conquistou o Selo Prata do Sebrae de Referência em Atendimento, um prêmio importantíssimo que demonstra a eficiência da Sala e da equipe.
População mais capacitada!
Qualificação, autonomia financeira e uma economia mais saudável. Esse tripé sustenta a atuação da SMDEIT no ponto mais pedido pela população: CAPACITAÇÃO!
Visando atender a essa demanda, diversos cursos estão sendo oferecidos, na sede e nos distritos, para pessoas de todas as idades e ocupações, como o Curso Técnico em Administração do NEJ, uma metodologia moderna e voltada para a formação empreendedora, parceria da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da SMDEIT com o SEBRAE e SENAI, direcionada aos jovens de 15 a 29 anos e MEIs (de qualquer idade).
Outros dois cursos de capacitação de agentes de turismo aconteceram nos distritos de Santo Antônio do Leite e Cachoeira do Campo, em parceria com o SENAR e, na sede, uma qualificação de mão de obra para o turismo, ministrado por doutores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
De olho no futuro!
E se a gente transformasse um galpão antigo num espaço para construir soluções inovadoras, incubar empresas e projetos que promovam respostas tecnológicas para os diversos problemas da cidade? O Hub de Inovação de Ouro Preto será um ambiente de inovação com espaço de coworking (compartilhamento de espaço e recursos de escritório), incubadora de negócios e programas próprios, para desenvolver, fomentar e diversificar a economia de Ouro Preto.
Francisca Mina será o nome do ambiente, uma homenagem a uma mulher negra, escravizada, que foi uma peça extremamente importante na revolução de Vila Rica, que ocorreu antes mesmo da Inconfidência Mineira. O Hub é um projeto do PADE, realizado por meio da parceria entre Prefeitura de Ouro Preto, Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP) e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Ouro Preto.
Uma demanda antiga foi efetivada nessa gestão, a destinação da antiga Fábrica de Tecidos para um projeto que beneficiará toda a população ouro-pretana: a criação do Parque Tecnológico Minero-Metalúrgico de Ouro Preto, em parceria com a Fundação Gorceix. O Projeto de Lei de criação do Parque Tecnológico foi encaminhado à Câmara Municipal de Ouro Preto e aguarda aprovação.
Mais uma ação do Plano de Governo e da SMDEIT é cumprida: a melhoria da internet em Ouro Preto, preservando nosso patrimônio e o meio ambiente. Um sistema de antenas camufladas na cidade possibilitou a implantação desses equipamentos respeitando o entorno e as características urbanas, com menor impacto visual.
Após a instalação das antenas, a empresa TIM ativou o sinal 5G em Ouro Preto, com uma cobertura de 92% do município. Em Minas Gerais, o 5G está disponível apenas em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Juiz de Fora, Ouro Preto, Santa Luzia, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.
Economia fomentada
A 1ª Semana de Desenvolvimento de Ouro Preto aconteceu em agosto de 2023, com 1.921 visitantes ávidos por conhecimento e crescimento, além de 1.259 horas de capacitação em 54 stands. Muitos negócios foram consolidados, mais de 1.200 pessoas instruídas e muito conhecimento trocado. Além disso, a parte cultural contou com a presença dos grupos musicais da cidade, valorizando nossa população.
Este é apenas o começo de uma jornada incrível! Estamos empenhados em crescer ainda mais nas próximas edições, impactando positivamente nossa comunidade e promovendo oportunidades.
Vanguarda
A Itacolomi, moeda digital de Ouro Preto, está ativa e pode ser utilizada por meio de um cartão magnético ou aplicativo para celular e cada moeda equivale a um real. O credenciamento do comércio já foi iniciado e qualquer pessoa pode recorrer ao novo modo de pagamento. Todos os estabelecimentos comerciais da cidade também estão habilitados, independentemente do modelo de negócio, inclusive para transacionar entre si.
Trabalhadores do setor público municipal poderão antecipar até 30% do salário por meio da moeda digital e a solicitação será feita por aplicativo. O valor utilizado será descontado no pagamento daquele mês, sem juros ou taxas, e só poderão ser usados no comércio da cidade. A Itacolomi impulsionará o mercado local, fazendo com que os recursos circulem dentro no município, fortalecendo e valorizando os empreendimentos ouro-pretanos.
Texto: Nathália Souza / Revisão: Nathália Souza e Paulo Barcala
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] Ouro Preto, cidade empreendedora: prefeitura comemora resultados na área do desenvolvimento econô… […]
[…] Ouro Preto, cidade empreendedora: prefeitura comemora resultados na área do desenvolvimento econôm… […]
[…] Ouro Preto, cidade empreendedora: prefeitura comemora resultados na área do desenvolvimento econôm… […]
[…] Ouro Preto, cidade empreendedora: prefeitura comemora resultados na área do desenvolvimento econôm… […]
[…] dez 20, 2023 Redação 2 […]