“É uma consequência natural do crescimento das guardas nas cidades”, afirma Secretário de Segurança e Trânsito de Ouro Preto sobre armamento da Guarda Municipal

Durante entrevista concedida ao programa Manhã Real, da Rádio Real FM, o secretário de Segurança e Trânsito de Ouro Preto, Juscelino Gonçalves, analisou o debate sobre o armamento da Guarda Municipal. O tema é motivo de discussão pela região dos Inconfidentes e, principalmente, na cidade de Itabirito, a 47,1 km de distância.

“Eu sempre trato esse assunto com muita responsabilidade. A Guarda Civil Municipal compõe as forças de segurança, tal como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e outras forças nacionalmente conhecidas. Atualmente, já existe uma legislação decretada pelo presidente da república e aprovada pelo congresso nacional, que permite o armamento das guardas municipais do Brasil inteiro. [o armamento] É uma consequência natural do crescimento das guardas nas cidades. Sobretudo, nas que tem mais de 50 mil habitantes”, analisou Juscelino.

A cidade de Ouro Preto, promoveu no último domingo (19), o concurso para a Guarda Municipal em que 30 profissionais serão acrecidos no efetivo. Todavia, Juscelino também destacou o que está sendo feito para receber e preparar o novo efetivo, que pode dobrar após o concurso:

É importante destacar que estamos estruturando, preparando a Guarda para seu crescimento. Primeiro, organizamos a questão da estrutura de cargos. Agora, nessa reforma administrativa, delimitamos, especificamente, o comandante da guarda, subcomandante, corregedoria, ouvidoria, conforme exigência da lei de criação de guardas municipais. Também delimitamos inspetores, subinspetores. Essa organização foi exatamente para receber esses novos guardas municipais que entrarão a partir do concurso público”, explicou o secretário de Segurança e Trânsito.

Atualmente, a guarda possui cerca de 40 membros, treinados em suas funções. Em contrapartida, a partir das 30 vagas disputadas em concurso, serão 70 guardas municipais para os 74.824 habitantes estimados pelo IBGE.

Leia também: Apenas 18 famílias estão inscritas no tarifa social da Saneouro

Leia também: Rede de resorts Vila Galé estuda construir unidade em Ouro Preto

Reforma administrativa em Ouro Preto e subdivisões da Guarda Municipal

No dia 2 de março, o Diário Oficial do Município de Ouro Preto, trouxe a LEI COMPLEMENTAR n.º 218 DE 24 DE FEVEREIRO DE 2023, que dispõem sobre a reforma administrativa da Prefeitura Municipal. Com essa reforma, a Guarda Civil Municipal, passa a ter subdvisões em seu efetivo. Confira

Novas subdivisões da guarda municipal em Ouro Preto
Graduação/ Insígnia dos novos cargos da Guarda Municipal

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment