Onda de calor e baixa umidade ligam alerta para riscos de incêndio; Mariana registrou focos

Onda de calor e baixa umidade ligam alerta para riscos de incêndio; Mariana registrou focos

A onda de calor que afeta mais de nove estados do Brasil pode, aliada à baixa umidade, causar focos de incêndio em regiões de vegetação. A cidade de Mariana, por exemplo, registrou alguns focos no entorno da rodoviária nesta segunda-feira (25).

O estado de Minas Gerais é um dos mais afetados pelo calor atípico da última semana.  Os alertas emitidos pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) indicam que os termômetros poderão chegar a 39ºC em algumas regiões do estado. Além disso, a falta de chuva, característica desta época do ano, só aumenta o risco de acidentes.

O Corpo de Bombeiros preparou uma série de ações para a prevenção de acidentes e mitigação de catástrofes neste período.

Leia também: IFMG Ouro Preto seleciona cuidador para estudante; remuneração de R$ 1.110 por 20 horas semanais

COMO EVITAR INCÊNDIOS NA ONDA DE CALOR

Onda de calor e baixa umidade ligam alerta para riscos de incêndio; Mariana registrou focos

A instituição investe em planejamento estratégico para otimizar o uso de recursos durante os períodos de calor intenso, incluindo o treinamento de pessoal administrativo, o uso de 17 Núcleos de Incêndios Florestais, locação de veículos e aeronaves, incluindo um novo avião capaz de espalhar água de forma eficiente.

Para evitar incêndios, eles oferecem dicas como evitar o uso do fogo na limpeza de terrenos, não soltar fogos de artifício perto de áreas vegetadas e ter cuidado ao acampar, apagando completamente qualquer fogueira criada.

Além disso, a corporação informa que em qualquer caso de início de propagação de fogo, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros através do número 193.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment