Moradores dos distritos de Camargos e Santa Rita Durão, em Mariana, e de Antônio Pereira, em Ouro Preto, foram envolvidos em oficinas de fotografia e de técnicas de comunicação e oratória, respectivamente, no último final de semana, 24 e 25 de fevereiro. Cerca de 60 pessoas participaram dos encontros promovidos pela Samarco, conforme a temática escolhida durante reuniões com as comunidades no ano passado.
“ A capacitação territorial é essencial para fortalecer as comunidades locais, contribuindo para que os moradores se sintam mais preparados a serem agentes ativos em seus territórios. Por meio desse processo de empoderamento é que se potencializa a autogestão, a inovação local e a promoção do bem-estar coletivo. A ação está alinhada ao nosso propósito de compartilhar valor com os territórios que nos recebem”, destacou o analista de Relações Institucionais da Samarco, Rodolfo Fernandes, que acompanhou a oficina em Antônio Pereira.
Leia também:
- Campanha de doação de sangue volta a Ouro Preto
- Produtor de eventos de Ouro Preto lança marca própria aos 24 anos
Nos distritos marianenses de Santa Rita Durão, na Escola Municipal Sinhô Machado, e em Camargos, no restaurante da Vaninha, os moradores aprenderam técnicas de fotografia com o profissional Marco Terranova. Na oportunidade, as pessoas percorreram as ruas do distrito para realizar atividades práticas.
“A oficina foi essencial até mesmo para as pessoas da comunidade reconhecerem o valor e a história do lugar. Aprendemos muito e esperamos ter novas oportunidades de cursos. Foi uma experiência incrível em que a gente pôde aperfeiçoar e observar o valor da comunidade”, destacou a estudante de Santa Rita Durão, Franciele Aparecida Carneiro, que participou da Oficina de Fotografia.
Em Antônio Pereira, os moradores contaram com a oficina de Técnicas de Comunicação e Oratória, conduzida pela jornalista Janice Caetano.
O presidente da Associação de Moradores de Antônio Pereira, Wemerson Rodrigues, ressaltou a importância da iniciativa. “Estivemos no curso de oratória e foi muito satisfatório esse momento que passamos juntos. Estou levando para casa uma bagagem de conhecimento. Vejo a importância desse curso para a comunidade, porque hoje estamos falando com diversas pessoas. Esse curso de oratória irá nos auxiliar a otimizar os momentos de fala, para que a gente possa se expressar da melhor forma e reivindicar melhorias para o distrito e para nossa comunidade”, ressaltou.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.