Oficina do Parque das Andorinhas envolve alunos de Ouro Preto em atividades sobre o meio ambiente

Nos dias 04 e 05 de dezembro em Ouro Preto, cerca de 100 alunos e professores da rede municipal, do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, participaram da oficina “Meu Rio – Minha História – Minha Vida”. As atividades foram realizadas nas dependências da Escola Helio Homem de Faria.

A iniciativa, idealizada e executada pela Cia 2×2 Cultura e Cidadania, teve como principal foco o Parque das Andorinhas. Durante a acolhida aos alunos, a história “As Aventuras do Lambari Bocarra pelo Rio das Velhas” foi contada de forma lúdica. Além disso, foi apresentada uma cartilha educativa e autoral, seguida pela proposta de representação gráfica do Parque e do Rio das Velhas, destacando seus diversos aspectos ao longo de sua trajetória. A oficina encerrou com uma Ciranda Musical e um bate-papo com os participantes.

Leia também:

O evento, intitulado “Arte e Cultura no Parque das Andorinhas”, é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Fundação Gorceix, com patrocínio da Samarco Mineração e produção da Holofote Cultural.

A IMPORTÂNCIA DE TRAZER O MEIO AMBIENTE PARA A SALA DE AULA

Em entrevista, Vera Lúcia, professora da Escola Helio Homem de Faria, comentou sobre a importância da oficina para os alunos: “A monitora está trabalhando o livro, correlacionando os conteúdos, falando da importância da água, como ela chegava antigamente e como está hoje, conscientizando as crianças sobre a necessidade de preservação.”

Já Iris Barbosa, diretora da Hélio Homem de Faria, destacou a relevância das oficinas para integrar as crianças ao meio ambiente: “Eles têm que preservar porque é o pouco que resta para eles. A natureza era bem preservada na minha juventude, mas agora vemos o homem destruindo tudo. É bom conscientizar os meninos para eles poderem preservar.”

As oficinas buscaram não apenas informar sobre o meio ambiente, mas também envolver os alunos de maneira prática e participativa, estimulando a conscientização e preservação desde cedo.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment