Com investimento de R$ 1,3 milhão da Irmãos Machado, a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Tipo II do distrito de Amarantina, em Ouro Preto, foi iniciada. O novo prédio está sendo construído na rua Ouro Branco, Amarantina.
A obra é uma parceria da Irmãos Machado com a Prefeitura de Ouro Preto e gestão da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP). A obra levará mais acessibilidade e conforto aos pacientes, que contarão com mais espaço físico para abrigar novas especialidades médicas.
A UBS Tipo II poderá abrigar duas equipes de Atenção Básica. A primeira etapa da obra foi a construção de um murro de arrimo para que o terreno seja nivelado e o prédio comece a ser erguido.
A gerente Jurídica e de Sustentabilidade da Irmãos Machado, Karoline Ferreira, destacou que o início das obras é um importante passo para consolidação de um sonho dos moradores.
“A construção dessa UBS é um sonho de toda comunidade. Fazer parte desse projeto, que vai levar saúde e bem-estar às pessoas, é uma grande alegria. Ter um UBS com capacidade de atendimento adequada é uma vitória e que a Irmãos Machado se sente feliz de fazer parte”, comentou.
Leia também:
- ‘Nerso da Capitinga’ se apresentará em Ouro Preto em maio
- Sine Ouro Preto oferece cerca de 250 vagas de emprego
Distrito de Amarantina
O distrito de Amarantina está localizado a cerca de 30 Km de Ouro Preto. O povoado teria surgido após uma grande fome que acometeu a população de Vila Rica, por volta do ano de 1700. Sendo assim, muitas pessoas fixaram moradia no local para plantar alimentos e distribuí-los na região. Segundo a tradição oral, havia muitas plantações de alho, frutas e hortaliças. Naquele período, o povoado era nomeado Tijuco, que abarcava a região onde hoje estão localizados Amarantina e Cachoeira do Campo.
Antônio Alves, fazendeiro português, foi uma dessas pessoas que fixaram residência no local, no século XVIII. Ele tinha grande devoção ao São Gonçalo, santo com tradicional veneração em Portugal. Sendo assim, ele ergueu uma ermida em homenagem ao santo nas suas terras no Tijuco. Os viajantes que por ali passavam, achavam o local muito parecido com Amarante, em Portugal. Por essa razão chamaram o povoado de São Gonçalo do Amarante. Já no século XIX, a antiga ermida foi substituída pela atual igreja, localizada na parte central do distrito.
No século XX, sobretudo a partir da década de 1940, inicia-se na região a produção de café e outros produtos hortifrutigranjeiros para comercialização na região. A partir dessa década, o distrito passou a se chamar Amarantina.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.