Além de Minas Gerais, diversos estados serão afetados pela nova onda de calor. O início do fenômeno está previsto para a próxima quinta-feira (14) e ele deve durar quase uma semana. Nesse sentido, a alta das temperaturas deve afetar Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, grande parte de Minas Gerais, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, sul do Tocantins e oeste da Bahia. A previsão é de que os termômetros se aproximem dos 40°C nesses lugares.
Nos últimos meses, a Região dos Inconfidentes encarou diferentes ondas de calor. Em setembro, Ouro Preto, Mariana e Itabirito ficaram sob alerta vermelho pelas temperaturas, além de outras 786 cidades do estado.
Em Minas Gerais, as cidades das regiões Norte, Noroeste, Triângulo e parte da Central devem ser as mais impactadas pela nova onda. Isso porque elas estão na faixa vermelha da onda, que indica um aumento de temperatura superior a 5ºC, de acordo com o Instituto Clima Tempo. Já as outras regiões se encontram na faixa laranja, que indica um aumento de 3ºC a 5ºC.
Leia também:
- Ex-presidente da Vale pode ficar livre de julgamento em caso Brumadinho
- Sala do Empreendedor Itinerante vai a Amarantina com ponto de internet gratuita
Efeitos da onda de calor
Ainda segundo o Clima Tempo, a próxima onda de calor, que acomete parte do estado, acontece com a temperatura cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias. Neste caso, ela deve se estender de 14 a 20 de dezembro, período próximo à chegada do verão, que acontece no dia 22 de dezembro.
Este será o quinto mês seguido em que os brasileiros encararão um calor desses, visto que o fenômeno esteve presente em agosto, setembro, outubro e novembro. Além disso, o mês passado (novembro) ficou intitulado como o sexto mês consecutivo de recordes de calor na Terra.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Nova onda de calor deve afetar grande parte de Minas Gerais […]
[…] Nova onda de calor deve afetar grande parte de Minas Gerais […]
[…] dez 12, 2023 Emi Luara 2 […]