Mutirão castrará 50 cães e gatos em Ouro Preto; teste da leishmaniose não pede cadastro

Entre hoje (23) e amanhã (24), um mutirão de castração de cães e gatos será realizado na Praça da Bauxita, em Ouro Preto, promovendo a esterilização de cerca de 50 animais. O evento, organizado pela Secretaria de Saúde do município, tem como objetivo controlar a população de animais domésticos e promover o bem-estar animal. Para realizar esse trabalho, o executivo fez o cadastro dos animais para controlar o trabalho.

Uma característica marcante deste mutirão é a oferta de testagem contra a leishmaniose, uma doença grave transmitida por mosquitos e que pode afetar tanto animais quanto humanos. A testagem será aberta a toda a população e não exigirá nenhum tipo de cadastro prévio, facilitando o acesso dos tutores aos serviços de saúde animal.

Em entrevista para o repórter Antônio Isidoro, Isabela Guimarães, a secretária adjunta de saúde de Ouro Preto, explicou que É muito importante que que os tutores que fizeram a inscrição levem seus animais para não perderem a vaga. Além disso, destaca que é essencial que um adulto leve os animais na coleira para manter a organização no ambiente.

Leia também:

Quanto ao teste para leishmaniose, não é necessário cadastro. Pode-se levar o seu animalzinho e lá, no momento, faremos a coleta de sangue para o teste rápido. Caso o teste dê positivo, faremos uma nova coleta para enviar para a FUNED e comprovar a testagem rápida“, disse Isabela à Rádio Real.

O mutirão acontecerá em uma praça central da cidade, proporcionando facilidade de acesso aos moradores. Além da castração e vacinação contra a leishmaniose, serão oferecidos outros serviços veterinários, como consultas e orientações sobre cuidados com os animais de estimação.

A iniciativa conta com o apoio da comunidade e de voluntários locais, evidenciando a importância do engajamento social para a promoção da saúde animal e o controle de zoonoses. O evento representa uma oportunidade para os tutores cuidarem da saúde de seus animais de forma acessível e consciente.

O mutirão de castração e vacinação contra a leishmaniose em Ouro Preto reafirma o compromisso das autoridades locais com a saúde pública e o bem-estar animal, destacando a importância da prevenção e do cuidado responsável com os animais de estimação.

MUTIRÃO OFTAMOLÓGICO TAMBÉM FOI UM SUCESSO EM OURO PRETO

Além disso, ela comenta sobre o sucesso do último mutirão oftalmológico, onde mais de 500 óculos foram entregues à população que necessitava. Ela ressalta que o projeto continuará ativo, realizando triagens nas escolas municipais e oferecendo óculos para aqueles que precisarem. Agradece o apoio parlamentar, especialmente do Vereador Mateus Pacheco (PV), que esteve presente em todas as etapas do projeto.

Tivemos o nosso primeiro mutirão oftalmológico onde todos os pacientes que necessitarem serão contemplados com óculos. Fizemos a entrega de mais de 500 óculos à população ouro-pretana que passou por essa avaliação e teve a necessidade de utilizá-los, como iniciativa da secretaria. Vamos continuar e manter o projeto.Essa primeira etapa veio através de verba parlamentar. Uma parte dessa verba foi através do Vereador Mateus Pacheco, que esteve presente em todos os momentos conosco, tanto no mutirão oftalmológico quanto na entrega dos óculos“, finalizou Isabela ao Galilé.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Mutirão castrará 50 cães e gatos em Ouro Preto; teste da leishmaniose não pede cadastro”

  1. […] Mutirão castrará 50 cães e gatos em Ouro Preto; teste da leishmaniose não pede cadastro […]

Leave a Comment