A arte mural no entorno do Complexo Turístico da Estação tem aproximadamente meio quilômetro de extensão e é um dos maiores murais da América Latina. O muralismo foi elaborado pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, está se tornando atração turística no município.
Elaborado durante o primeiro Festival de Arte Urbana, realizado em 2023, pelas mãos do artista Cazé, o mural apresenta o retrato de personalidades e fatos marcantes da história centenária de Itabirito, oportunizando uma viagem ao passado.
Ampliação de roteiro
A nova paisagem visual atribuída à região central mudou a rotina do projeto ‘Conhecendo Itabirito: Itabirito ontem e hoje’. Na edição de 2024, o roteiro de visitas dos alunos ao patrimônio cultural e imaterial do município foi ampliado e contempla também o muralismo do Complexo Turístico da Estação e do prédio onde está localizada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Leia também:
- Caso de sucesso: Ouro Preto é destaque no Fórum Regional da Diversificação Econômica
- “Quem se reconhece preserva e protege”: Os Sons do Brasil começa temporada 2024
O projeto, que conta com o apoio das Secretarias de Educação, de Gestão de Frotas, e de Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana, promove visitas guiadas que oferecem aprendizado sobre a história do município por meio de turismo pedagógico e do contato com relatos e construções datadas dos séculos XVIII e XIX, além de monumentos e espaços públicos modernos.
Atração turística
O muralismo também tem atraído a atenção de turistas. Um grupo de pessoas de Belo Horizonte composto por idosos com mais de 60 anos foi recebido no Centro de Referência e Informações Turísticas (Crit) após visitar atrações naturais e privadas localizadas em distritos do município.
Além de serem apresentados ao patrimônio cultural, histórico e artístico que compõe o Complexo Turístico da Estação, os turistas também tiveram a experiência de apreciação do muralismo. Na sequência, o grupo teve a oportunidade de degustar o pastel de angu de uma das mantenedoras que conta com apoio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo.
“A expansão do turismo é uma das maiores apostas para a promoção da diversificação econômica em Itabirito. O registro de nossos bens em pintura mural e a revitalização do patrimônio histórico e cultural são fundamentais nesse processo porque atraem itabiritenses e turistas para conhecer a rica história do município e impulsionam o consumo de produtos locais, como o artesanato e o pastel de angu”, declarou a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Junia Melillo.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atua como estagiário no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.