Apresentações teatrais, espetáculos de dança, teatro de bonecos e espetáculos de rua, tudo absolutamente gratuito para o público. A 3ª Mostra Teatro Popular em Minas acontece de 29 de setembro a 1º de outubro, pela primeira vez em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento, que promete movimentar a cidade e região, tem o objetivo de divulgar o teatro mineiro, em suas estéticas e narrativas. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência no Teatro Municipal. Nos outros locais, as entradas serão distribuídas por ordem de chegada.
Este ano a Mostra contará com 28 atrações. Além das apresentações teatrais, o evento ainda oferecerá oficinas artísticas em espaços públicos e no ambiente escolar, e também oficinas profissionalizantes. Participam da mostra artistas locais e de relevância estadual. Nos intervalos das apresentações no Teatro Municipal, será exibida uma mostra de teatro em miniatura, além de intervenções artísticas no espaço do saguão.
No primeiro dia do evento (29/9), um dos destaques é o espetáculo “As aventuras de Francisco de Assis, do Rio ao Riso”. Com direção do humorista Carlos Nunes, que encena a montagem junto com o ator André Maurício, a peça apresenta um São Francisco viajante, que passeia por aldeias da Itália de seu tempo (século XII) e que visita asilos e escolas do Brasil atual. Mas suas viagens não percorrem apenas o espaço físico. Francisco também vagueia pelo interior da alma do povo latino, do simples ribeirinho, ao abastado fazendeiro, sempre com muita poesia e humor.
No sábado (30/09) entre outras atrações será apresentado o espetáculo “O Palhaço está Solto!”, em que o palhaço Viralata, na pele do ator Rodrigo Robleño, realiza números de malabarismo, com a participação ativa do público. Com seu jeito inusitado de ser, o palhaço Viralata surpreende a plateia com suas trapalhadas e performances circenses. Formado pelo Teatro Universitário UFMG, em 1990, o ator Rodrigo Robleño possui experiência internacional pelo Cirque du Soleil, com o espetáculo Varekai.
O espetáculo “Gua-ra-pa-rir”, com os atores Kayete e Guilherme, é certeza de muito riso e diversão no último dia da Mostra (01/10). Dois dos maiores talentos do teatro mineiro entretêm a plateia com muito humor, interação e improvisação. A história se passa no verão de Guarapari, e as situações engraçadas vão se sucedendo com os personagens Agnaldo e Cleusa, seja no mais rasgado besteirol ou nas tiradas inteligentes.
Idealizado e realizado pela Cia. Lamparina, a Mostra de Teatro Popular em Minas – Edição Santa Luzia foi viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, por meio do Ministério da Cultura, e tem o patrocínio da Irani Papel e Embalagem, com apoio Institucional da Prefeitura de Santa Luzia.
Leia também:
- Inscrições para concurso público da Cemig vão até dia 18 de outubro; salários ultrapassam R$ 10 mil
- Semana de 4 dias de trabalho vai começar a ser testada no Brasil em novembro
Programação da Mostra de Teatro Popular em Minas – Edição Santa Luzia
Todas as atrações com medidas de acessibilidade
29/09/2023 – Sexta
Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida
Ingressos distribuídos gratuitamente 1h antes do evento – Lotação 240 pessoas
19h00 – Contação de histórias mineiras, Marcelino Xibil e banda
20h00 – Cerimônia de abertura do Evento
20h30 – Francisco de Assis, do Rio ao Riso, com Carlos Nunes
Casa de Artes Solares
Ingressos distribuídos gratuitamente por ordem de chegada – Lotação 40 pessoas
22h00 – Sarau Fernando Pessoa
30/09/2023 – Sábado
Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida
Ingressos distribuídos gratuitamente 1h antes do evento – Lotação 240 pessoas
17h – Espetáculo Surpresas, com Cia Solares
18h – Mostra de Teatro em Miniatura e Intervenção Artística
19h – Espetáculo de dança Elis, da Academia Bella
20h – Mostra de Teatro em Miniatura e Intervenção Artística
21h – Viralata: O Palhaço está Solto!, com Rodrigo Robleño (ex Cirque du Soleil)
Bella Academia Mineira de Arte
Ingressos R$ 12,00 à venda no teatro e no local do evento
22h00 – Forró com a Banda Manguacêra
01/10/2023 – Domingo
Adro do Santuário Arquidiocesano Santa Luzia
11h20 – Auto do Boi, com a Cia Solares
Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida
Ingressos distribuídos gratuitamente 1h antes do evento – Lotação 240 pessoas
16h – Pequeno Príncipe de Papel, com o Grupo Girino
17h – Mostra de Teatro em Miniatura e Intervenção Artística
18h – As Aventuras de Nala, com a Cia Lamparina
19h – Mostra de Teatro em Miniatura e Intervenção Artística
20h – Guara-pa-rir, com Kayete e Guilherme
Casa de Artes Solares
Ingressos distribuídos gratuitamente por ordem de chegada – Lotação 40 pessoas
22h00 – Sarau Festa Estranha com Gente Esquisita
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.