“Repúblicarte”: República Gaiola de Ouro promove mostra de arte na Rua Direita em Ouro Preto

republicarte ufop

Em sua primeira edição, o “Repúblicarte” é um projeto idealizado por estudantes da UFOP e moradores de repúblicas que promete trazer ainda mais cultura para o centro histórico de Ouro Preto. Definido como uma “exposição de arte republicana”, a mostra de arte acontece até o dia 31/07, na República Gaiola de Ouro, lugar onde já residiu o visconde de Ouro Preto.

“Repúblicarte” em Ouro Preto

O “Repúblicarte” é resultado de esforços coletivos dos alunos para compartilhar as paixões e talentos, em um ambiente que promove intensas interações sociais. A exposição apresenta diversas formas de expressão artística, como pinturas, fotografias e paper-cutting.

Serão 6 artistas, todos estudantes da UFOP e moradores de 5 diferentes repúblicas, com estilos únicos de arte. Conheça os artistas integrantes da mostra de arte e suas peças:

Marília Marcicano

Especialista em aquarela, Marília adora trabalhar com retratos humanos e sua magia: a individualidade natural da humanidade.

Ao tratar da figura humana dentro do espectro místico de seus ideais, traz a espontaneidade da vida dentro das formas que a própria aquarela produz em seus processos físico-químicos. Atua também na área de design gráfico e ilustração digital, misturando a extravagância natural com processos tecnológicos.


Camilla Bovareto comentou sobre o papel de sua arte:

”A arte tem sido minha fuga favorita dessa dimensão caótica em que estamos vivendo, sempre gostei de cortar papel, quando criança amava fazer mosaicos, depois vieram as colagens inspiradas nos zines, no meio disso cortei muito papel adocecado, e agora estou assim.
Atualmente trabalho com a técnica paper cutting. Entendo que o papel é um material democrático, sendo acessível a maior parte das pessoas, e que a partir de sua simplicidade é possível construir obras profundas.

+ UFOP

Leia também: Parque Horto dos Contos em Ouro Preto conclui recuperação da iluminação

Luan Lopes Martins

“Desenho desde sempre nas carteiras das escolas por onde passei.”
Especialista no uso do grafite e nanquim de traços finos, também busca por novos formatos, como aquarela guache e lápis de cor. Além de retratar uma história por trás dos ilustrados, Luan também costuma elencar os principais personagens de cada obra.

Vitor Miranda, sobre suas inspirações artísticas:

“Minha arte é caleidoscópica e reflete muito sobre minhas atuais buscas em meus estudo da Filosofia: o infinito e os paradoxos. Os caleidoscópios trazem a repetição do mesmo objeto simetricamente em uma eterna auto referência formando assim um novo objeto.

Toda perspectiva pode ser revisada”.

Iuri Guimarães, um dos artistas da exposição, comentou sobre como começou a desenhar:

“Meu caminho na ilustração começou quando eu ainda era bem criança, por isso eu já explorei vários estilos e materiais de arte, dentre eles o que mais me cativou foi o Black work com nanquim, a pintura a óleo e a ilustração digital.”

Beatriz Coimbra, sobre os significados de seus desenhos:

”Embora eu não tenha uma especialização formal em desenho, o estilo de Cartoon sempre prevalece quando expresso minha arte. Todavia, minhas criações não possuem um significado profundo, são simplesmente coisas engraçadas ou ideias que surgem espontaneamente em minha mente. Ao longo da minha jornada artística, sigo uma filosofia de vida que reflete na minha arte: o Cinismo.”

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to ““Repúblicarte”: República Gaiola de Ouro promove mostra de arte na Rua Direita em Ouro Preto”

  1. […] "Repúblicarte": República Gaiola de Ouro promove mostra de arte na Rua Direita em Ouro … […]

Leave a Comment