A prefeitura de Ouro Preto vai lançar nesta sexta-feira, 19 de maio, às 16h, na sede da Associação Comercial de Ouro Preto (Aceop) a moeda digital da cidade, que será utilizada apenas dentro dos limites da cidade e distritos. De acordo com Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, a medida busca estimular a circulação de dinheiro no comércio local, possibilitando a manutenção do emprego e renda de milhares de ouro-pretanos.
Com essa iniciativa, os servidores públicos municipais poderão adiantar 30% do salário utilizando a moeda digital, que só poderá ser usada no comércio local, fazendo com que o dinheiro circule dentro do município. Além disso, visitantes e turistas poderão trocar dinheiro por moeda digital para comprar no comércio local.
Leia também: Ouro Preto será uma das primeiras cidades do Brasil a ter sinal 5G
Como vai funcionar a moeda digital de Ouro Preto?
Pelo edital publicado pela Prefeitura de Ouro Preto, poderá haver mais de uma empresa credenciada e o servidor que vai escolher qual vai usar. A empresa credenciada deverá emitir o cartão de acesso físico para realização das operações, além de disponibilizar uma plataforma online para tablets, smartphones e computadores. A empresa ainda vai realizar o cadastramento de estabelecimentos, empreendimentos, comerciantes, lojistas e prestadores de serviços interessados em se conveniar no projeto de utilização do cartão e viabilização do uso.
Vale ressaltar que o cartão deverá ter funcionamento restrito ao município de Ouro Preto. Dessa forma, o credenciamento será realizado, exclusivamente, em empresas com Inscrição Municipal vinculada à Receita Municipal de Ouro Preto, sendo exigido no mínimo de 80 credenciados, sendo que em cada distrito deverá ter pelo menos dois estabelecimentos e na sede pelo menos três estabelecimentos de grande porte.
A conta digital para utilização do serviço de adiantamento não terá mensalidade ou anuidade, nem qualquer outra tarifa cobrada pela utilização do serviço, além disso, é vedada a cobrança para abertura da conta.
Leia também: Governo de Minas Gerais aprova drenagem do Morro da Forca em Ouro Preto; obra completa custará R$ 30 milhões
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] Moeda digital de Ouro Preto será lançada nesta sexta; Objetivo é a valorização do comércio lo… […]