No ano passado, houve um aumento tanto na abertura quanto no fechamento de empresas em relação a 2021. Segundo a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), 77.716 empreendimentos abriram as portas no território mineiro em 2022, 4,76% a mais do que em 2021 (74.185).
Foram 3.531 empresas a mais frente 2021 atuando no território mineiro no ano passado. Apesar do número ser positivo, a intensidade do crescimento foi menor em comparação com o exercício anterior. Naquele ano, a alta nas constituições foi de 32,37% em relação a 2020.
Para o presidente da Jucemg, Bruno Falci, o aumento na abertura de empresas se dá graças a um ambiente favorável a negócios no estado, além do Decreto de Liberdade Econômica criado pelo Governador Zema (Novo) em 2019, que desburocratiza uma série de pontos para a instalação de um novo empreendimento em terras mineiras. Um dos pontos do decreto foi a simplificação da abertura de novos negócios, como por exemplo tornando os documentos digitais correspondentes aos físicos.
“Ele (governador) resgatou a economia no Estado de Minas Gerais”, disse Falci ao Diário do Comércio.
+ Ouro Preto é líder em criação de novos empregos na região
Aumento de empresas fechando foi ainda maior
Porém, também houve um aumento no fechamento de empresas. 46.554 empreendimentos encerraram suas atividades em Minas Gerais no último ano, 7,16% a mais do que em 2021 (43.442).
Continue acompanhando o Jornal Galilé – Instagram, Facebook – para mais notícias sobre cultura, política e saúde na Região dos Inconfidentes.
7/8 jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Estagiária na Real FM (comentando muito BBB no hashtag) e no site Música e Cinema.
[…] + Abertura de empresas cresce 4,76% em Minas Gerais […]