No domingo, dia 27 de agosto, em Santa Rita Durão, distrito de Mariana, uma equipe da Polícia Militar realizou a prisão de um indivíduo por estar dirigindo embriagado. Durante um patrulhamento de rotina, os policiais avistaram um veículo Chevrolet Ômega prateado transitando na área.
Decidiram, então, abordar o veículo, uma vez que o condutor era conhecido pela guarnição por ser inabilitado e por ter o hábito de circular pelas ruas alcoolizado, representando uma ameaça à segurança dos pedestres.
Ao realizar a abordagem, constatou-se que o motorista apresentava evidentes sinais de embriaguez. Diante dessa constatação, a polícia deu voz de prisão ao indivíduo, encaminhado à Delegacia de Plantão. Além disso, o veículo, teve apreensão e reboque para um pátio credenciado, no qual as medidas cabíveis terão direcionamento.
Leia também: Previsão do tempo para Mariana: frio e chuva na Primaz
Pena por dirigir embriagado no Brasil
Dirigir embriagado no Brasil é uma ação que acarreta penalidades sérias segundo a Lei Seca (Lei nº 11.705/2008). Essa legislação estabelece diferentes punições com base na quantidade de álcool presente no sangue do condutor e se ele já cometeu a infração anteriormente.
A principal penalidade é uma multa no valor de R$ 2.934,70. Caso ocorra reincidência no período de até 12 meses, o valor da multa dobra. Além disso, o motorista pode ter a suspensão do direito de dirigir por um período de 12 meses.
Quando um condutor é flagrado dirigindo embriagado, sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é recolhida. Além disso, o veículo é retido até que alguém habilitado e sóbrio possa retirá-lo do local.
Se a concentração de álcool no sangue for igual ou superior a 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar, o motorista comete um crime de trânsito. Isso acarreta consequências mais graves, como a possibilidade de prisão em flagrante, suspensão da CNH por um período maior (de 2 a 5 anos) e a necessidade de pagamento de fiança para a liberação.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na Real FM pela editoria de esportes e é apresentadora do Papo de Bola (Escola da Bola) e da Live Jay Sports.
[…] Homem é preso por embriaguez ao volante em Santa Rita Durão, distrito de Mariana […]
[…] Homem é preso por embriaguez ao volante em Santa Rita Durão, distrito de Mariana […]