Em um esforço conjunto para preservar memórias e tradições que foram abaladas pelo desastre ambiental ocorrido em 2015, o lançamento de “Mariana, o Livro dos Minerais” está agendado para acontecer neste sábado, 24 de fevereiro, a partir das 10h da manhã, no Museu Casa de Alphonsus de Guimaraens, em Mariana. O evento será gratuito e contará também com a apresentação de um documentário e uma série de podcasts homônimos.
O livro, que é o terceiro volume da série “Árvores, Memórias e Reflorestamentos”, é organizado pela escritora e pesquisadora local Mo Maiê. A iniciativa é realizada pela Plataforma Criativa e Escola Djalo Música Nomad, com produção cultural de Pollyanna Assis e patrocínio do Edital Doce 2022.
O enfoque do livro é nas memórias em torno do Ribeirão do Carmo, desde sua nascente até a foz, incorporando narrativas orais, o afro-barroco contemporâneo e uma perspectiva simbolista alinhada com a cosmopercepção Bakongo. A história do Rio do Carmo, que se transforma em Rio Doce, entrelaça-se com relatos de comunidades impactadas pelo rompimento da Barragem do Fundão, considerado um dos maiores crimes ambientais na história do Brasil.
Leia também:
- Guarda Civil Municipal de Ouro Preto atende vítima de violência doméstica na Delegacia das Mulheres
- Ouro Preto terá ato em defesa da democracia hoje (08)
Mo Maiê destaca a proposta do “reflorestamento cultural”, que visa preservar e difundir memórias de vidas, bens culturais, tradições e territórios. A escritora ressalta que a intenção é reunir saberes, conhecimentos e reflexões para regenerar o que foi devastado pela tragédia.
Além do livro, o evento apresentará um documentário realizado sob a direção e captação de áudio do artista Leandro Afrobool, com trilha sonora de artistas da cena musical contemporânea de Mariana, como o produtor musical Liltim e o rapper Bomblack, do Movimento TT1.
Também será lançado o primeiro capítulo da série de quatro podcasts que compõe a obra multimídia. Os episódios surgiram a partir de conversas com mestres e mestras locais, sob a direção da jornalista Paula Teodoro, responsável pela coordenação das redes, mídias e design do projeto.
O projeto “Reflorestamentos”, realizado ao longo de 2023, conecta pessoas, territórios, pesquisa, criação artística, filosofia africana, agroecologia e patrimônio imaterial. A iniciativa compila histórias, fotos, ilustrações e transcrições de relatos orais de griôs (guardiões da cultura popular) de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Barra Longa e Gesteira, municípios mineiros afetados pelo desastre ambiental.
“Mariana, o Livro dos Minerais” está disponível para download gratuito em formato de e-book no link https://terreirodegrios.wordpress.com/mariana-o-livro-dos-minerais/. A reprodução parcial da obra, sem fins lucrativos, para uso privado ou coletivo, em qualquer meio impresso ou eletrônico, está autorizada, desde que a fonte seja citada.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] 'Mariana, o Livro dos Minerais' será lançado oficialmente neste sábado (24) […]