Dom Pedro I tomando banho e Mestre Athayde “arteiro”; artista expõe obras com cenas de Mariana

No Casarão da Sé, estão expostas algumas obras que impressionam todos que gostam e conhecem a cidade de Mariana. Com uma presença de espírito extremamente encatadora, os 30 quadros trazem recortes inusitados, caricaturas de personalidades históricas e representações fidedignas dos monumentos da Primaz de Minas. A abertura da exposição aconteceu ontem (10) e fica disponível para visitação até o dia 30 de julho.

Leia também: Homem é preso com drogas e grande quantia de dinheiro em Mariana

A família do artista por trás das obras, Camaleão, é natural do distrito de Furquim. Ele desde sempre demonstrou afeição pela pintura, e quem confidenciou isso ao Galilé não foi nem ele, e sim a sua mãe, dona Maria de Lurdes. De acordo com ela, o garoto desde sempre fazia caricatura dos professores. A arte foi inevitável para Camaleão.

“Ele foi estudar e no final eu olhava o caderno dele e só tinha desenho. Não se lembrava de outra coisa. Sempre qualquer coisa que fosse fazer que tinha que pegar um papel já começava a rabiscar. Ele desde cedo desenhou todos os professores deixou e as caricaturas dos professores”, disse Dona Maria de Lurdes ao Galilé.

Pai e Mãe do artista, orgulhosos com o filho. Foto: Igor Varejano

Apoiado pelos pais orgulhosos, o artista conversava com cada um dos presentes, contando sobre o processo criativo único que trouxe tanta vida para os quadros. Para além da representação das figuras históricas e monumentos, percebe-se um cuidado especial com comicidade dos desenhos. Um exemplo é a representação de Dom Pedro I tomando banho, sendo fotografado por uma câmera antiga que tem a frase “proibido nudes” escrita. Quanto a isso, Camaleão menciona que a intenção foi trazer um tom mais leva, para que a juventude se identificasse com os quadrões.

“O desafio era fazer uma arte contando a história de Mariana, mas também com certa exagero uma coisa meio lúdica também para poder chamar atenção das crianças. E através das telas descobrir a história de Mariana, né? É tudo um pouco exagerado, masa coluna cervical da exposição é fundamentada na verdade, na história de Minas Gerais, aqui na Primaz de Minas”, disse Camaleão ao Galilé.

A ideia inicial das obras começa com o especialista na história de Mariana, o professor Cristiano Casimiro, que apresentou algumas das cenas que são representadas pelas mãos e criatividade de Camaleão. Nas 30 peças, diversos personagens da história de Mariana são apresentados, entre eles o já citado Dom Pedro, além do Mestre Athayde, que é exposto ainda criança, dando trabalho para sua mãe desenhando no teto do quarto.

Por conta da riqueza do acervo apresentado, o secretário de Cultura, Turismo e Lazer de Mariana, Cristiano Vilas Boas, convidou todo Marianense e visitante para conferir as obras de Camaleão:

Leia também: Vereadores de Mariana homenageiam personalidades no aniversário da Câmara

“Os quadros ficarão expostos aqui pela primeira vez na cidade de Mariana. Com os 30 reunidos. Eram 15 quadros que já estavam em na secretaria de cultura e os 15 novos, que foram inaugurados na exposição da Assembleia de Minas. Pela primeira vez os 30 quadros estão juntos em uma exposição. Convidamos toda a população, né para conhecer a exposição Mariana 327 anos do nosso querido Camaleão. Teremos todo em todo o mês de julho uma programação muito rica”, disse Cristiano ao Galilé.

A exposição acontece 10 a 30 de julho, com horário de funcionamento das 11h às 20h, no Casarão Cultural da Sé.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Pois então Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “Dom Pedro I tomando banho e Mestre Athayde “arteiro”; artista expõe obras com cenas de Mariana”

  1. […] Leia também: Dom Pedro I tomando banho e Mestre Athayde “arteiro”; artista expõe obras com cenas de Mariana […]

Leave a Comment