O ministro dos Transportes, Renan Filho, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciaram que o governo Lula investirá R$ 1,6 bilhão na restauração das rodovias mineiras. Desse valor, R$ 1,03 bilhão será destinado à manutenção das estradas e R$ 649,1 milhões para obras de construção e adequação. Os recursos aplicados são significativamente maiores do que os investimentos feitos no ano anterior.
Segundo os ministros, cinco rodovias estão confirmadas para receber parte desse investimento: BR-154, BR-262, BR-265, BR-367 e BR-381. Além disso, a manutenção será intensificada em todas as regiões do estado, e 500 quilômetros adicionais serão abrangidos. O objetivo é melhorar significativamente a malha rodoviária de Minas Gerais, que atualmente apresenta condições precárias, com buracos e crateras.
Os ministros destacaram o trabalho da PEC da Transição na organização do orçamento para a infraestrutura, permitindo esse investimento bilionário. Eles ressaltaram que a malha rodoviária do estado foi negligenciada nos últimos anos e que o objetivo é reconstruir o Brasil, combatendo a desigualdade e gerando emprego e renda.
Além disso, mencionou-se que o projeto de concessão da BR-381 foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União. Essa rodovia, conhecida como “Rodovia da Morte” devido ao alto número de acidentes, será duplicada em 300 quilômetros. O investimento é considerado um compromisso do presidente Lula, e seu objetivo é atender a uma antiga demanda da região.
PRIVATIZAÇÃO E DUPLICAÇÃO BR-356
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou uma audiência pública terça-feira (13), para discutir os impactos da privatização da BR-356.
A maioria dos representantes políticos e líderes de comunidades dos 11 municípios afetados pelo Lote 7 do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de Minas demonstraram insatisfação em relação ao projeto de concessão da BR-356, MGs 262 e 329.
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O presidente da comissão, deputado Marquinho Lemos, ressaltou que a arrecadação estimada diária apenas no trecho de Belo Horizonte a Itabirito é de R$ 147 mil, o que gerou críticas sobre a alta cobrança e a falta de melhorias significativas nas estradas.
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Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.