A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou na última segunda-feira, dia 6 de fevereiro, o 1º Seminário Regional de Reconversão Produtiva do município. A audiência pública aconteceu no plenário da Câmara Municipal, com transmissão ao vivo por meio do YouTube.
O evento reuniu representantes dos poderes Executivo e Legislativo, de entidades locais e representantes do Sebrae e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
“A realização dessa audiência pública é de extrema relevância para o município, uma vez que nós somos um dos maiores produtores de minério de Minas Gerais. Itabirito vem alcançando índices importantes e precisamos cuidar da arrecadação, mas não deixando de olhar para o futuro e no que poderemos fazer para as gerações que virão”, pontuou o prefeito Orlando Caldeira.
+ Empresa de engenharia elétrica gera mais de 100 vagas de emprego em Ouro Preto
Diálogo e participação popular
O seminário contou com dois momentos de diálogo. Durante a manhã, foi realizada apresentação pública na Câmara a fim de destacar a ideia e os objetivos do Projeto de Reconversão Produtiva, bem como ressaltar a importância do envolvimento dos cidadãos para que possam participar da discussão.
“Ao fazermos esse seminário, levamos o debate das questões que importam para o município e cada ator traz a sua dor e seus problemas. Discutimos em conjunto as possíveis soluções e, mais do que isso, esses atores também passam a ser envolvidos nas soluções. A ideia é que a gente possa construir um planejamento, um plano de diversificação com a participação da população, em que as pessoas se vejam parte, não só do problema, mas também da solução”, destacou o analista do Sebrae, Aristides Araujo.
+ Chuva forte com granizo causa alagamentos, quedas de postes e de árvores em Itabirito; veja vídeos
Alternativas para a economia de Itabirito
Ao longo da tarde, foi realizado um seminário com os membros que compõem o fórum de lideranças do projeto de reconversão.
“O evento de hoje é um momento muito oportuno para mobilizar as pessoas para essa discussão. Vamos continuar a discussão no formato de oficinas. As pessoas se debruçarão para debater as causas, consequências e, principalmente, as soluções visando a um pensamento de futuro para que Itabirito possa se diversificar e ter fontes de renda alternativas para manter a qualidade de vida da população”, finalizou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Nonato.
+ Homem confessa assassinato no bairro Santa Efigênia e é preso em Itabirito
Prefeitura de Itabirito realiza intercâmbio com a Prefeitura de Ouro Branco
A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, recebeu no fim de janeiro a visita de representantes da Prefeitura de Ouro Branco. Durante o encontro, a Prefeitura de Itabirito foi representada pela equipe da Sala Mineira do Empreendedor.
O intercâmbio entre as administrações municipais foi realizado a fim de conhecer a estrutura do PAV – Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal no município, bem como os serviços prestados no local.
“Tivemos um encontro produtivo com a equipe de Ouro Branco. Apresentamos o excelente trabalho do nosso grupo e o funcionamento exemplar do PAV. Além disso, aproveitamos para discutir ideias e aprimorar cada vez mais o trabalho”, destacou a agente de desenvolvimento de Itabirito, Alessandra Rodrigues.
+ Ouro Preto desperta interesse da segunda maior rede hoteleira de Portugal
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.