Itabirito começou o ano debaixo d’água. No início da tarde de segunda-feira (2), uma forte chuva provocou alagamentos no centro e em outros bairros da cidade, comprometendo o trânsito e o comércio local.
A Avenida Queiroz Júnior, no bairro Praia, teve alguns alagamentos, nas proximidades dos supermercados Farid e Jequiri. Também houve alagamento na rua Dr. Eurico Rodrigues e na Rodovia dos Inconfidentes, no bairro Santa Efigênia, próximo à Unidade de Pronto Atendimento Celso Matos da Silva.
Alguns pontos da Avenida Queiroz Júnior ficaram com alagamentos, como nas proximidades do Farid Supermercados e do Supermercado Jequiri, ambos no bairro Praia.
Além desses pontos, os bairros Capanema, Nossa Senhora de Fátima, Meu Sítio, São José e Recanto da Mara também registraram alagamentos. O pátio da Prefeitura de Itabirito também ficou alagado.
Moradores também registraram alagamento entre as alamedas Alvarenga Peixoto e Tomaz Antônio Gonzaga, no bairro Quinta dos Inconfidentes.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de potencial chuva intensa nesta segunda-feira, com possibilidade de cair entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 50 km/h. O alerta vale até às 10h de terça-feira (3), mas o Climatempo prevê mais chuvas em Itabirito nos próximos 15 dias.
Veja o vídeo de como ficou o pátio da Prefeitura de Itabirito nesta segunda-feira, após a chuva:
Veja o vídeo do alagamento na Avenida dos Inconfidentes:
Confira o vídeo do alagamento na Rua João Pinheiro, em frente ao posto Ipiranga:
Veja o vídeo de alagamento na rua Zumbi dos Palmares:
Veja vídeos de alagamentos na Vila Gonçalo:
+ Chuva causa alagamentos e transtorno em Itabirito; veja imagens
Transbordamento do Córrego Criminoso
O Rio Itabirito voltou a subir nesta segunda-feira e preocupa os moradores da cidade. Já o Córrego Criminoso, entre os bairros São José e Santa Efigênia, transbordou e provocou uma enxurrada que atingiu vários lugares na região. O vereador Anderson Martins (MDB) foi até o córrego e expôs a situação crítica da situação.
“Eu não quero ser oportunista; não me interpretem mal. Mas eu também não quero fazer papel de profeta aqui. Não precisa ser profeta para ver o que vai acontecer. Esse é o Córrego Criminoso. Há três anos, eu falei sobre isso. Esses loteamentos que são liberados pela Prefeitura Municipal, só tem um lugar para a água escorrer, que é o córrego, na parte mais baixa, e o córrego não aguenta. Uma chuvinha de 30 minutos. Lembrando que hoje é 02 de janeiro. Meu Deus, o que vai acontecer com Itabirito? Vão preocupar em construir praça para passar o centenário com o povo arrebentado? Eu não vou aguentar uma coisa dessa”, lamentou o vereador.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.