Nesta noite, um dos maiores grupos de teatro do Brasil, o Grupo Galpão, se apresenta gratuitamente na Praça do Centenário, em Itabirito, a partir das 20h. A atração faz parte do Festita, um dos grandes festivais de teatro do interior de Minas Gerais, que continua a encantar o público em sua 8ª edição.
O Festival de Teatro de Itabirito – Festita, celebra os 18 anos do Atelier de Artes Integradas, trazendo ao público o tema “Palcos de Todo Canto” – uma amostra significativa da produção cênica brasileira. Durante os dez dias de festival, os espectadores poderão assistir a 17 espetáculos e participar de duas oficinas. Artistas e grupos teatrais de seis estados brasileiros enriquecerão o evento com diversas intervenções culturais, realizadas em espaços públicos como a Praça do Centenário e nos auditórios da Casa de Cultura e do Atelier de Artes Integradas.
Sinopse de “Till, a Saga de um Herói Torto”
A peça, dirigida por Júlio Maciel, é a 18ª montagem do Grupo Galpão e uma adaptação para o teatro de rua da obra “Till”, de Luís Alberto de Abreu. A história começa com o Demônio apostando com Deus que, se tirasse do homem algumas qualidades, ele cairia em perdição. Deus aceita o desafio e traz ao mundo a alma de Till. Na Alemanha miserável e povoada de personagens grotescos e espertalhões, Till, logo no início, é abandonado em meio ao frio e à fome, descobrindo que a única maneira de sobreviver é se tornar ainda mais esperto e enganador. Sua saga é repleta de presepadas e velhacarias, apresentando Till como um anti-herói cheio de artimanhas e charme, semelhante ao Macunaíma ou Pedro Malasartes.
Leia também:
- Soltaram a voz: Ivan Barreto e Luana Camarah agitam a Praça da Sé em primeiro de a shows do Festival da Vida
- Shows do Festival da Vida começam hoje (09) em Mariana
Além de Till e uma infinidade de rústicos personagens medievais, a peça também narra a história de três cegos andarilhos que buscam a salvação, sonhando alcançar as torres de Jerusalém.
Ficha Técnica:
- Ano: 2009
- Direção: Júlio Maciel
- Classificação: Livre
- Duração: 90 minutos
- Gênero: Tragicomédia
O espetáculo, que confirma a vocação do Grupo Galpão para o teatro de rua, é um marco na história do grupo, tendo reunido mais de 15 mil espectadores em três dias de apresentações durante sua estreia na Praça do Papa, em julho de 2009. O DVD da peça inclui, além do espetáculo na íntegra, o documentário “Praça do Papa, Julho 2009” e uma seleção de fotos de Nidin Sanches, cenas de bastidores e uma conversa com o diretor Paulo José.
O Festita oferece uma programação diversificada, abordando temas cotidianos e refletindo a identidade brasileira através da diversidade de seus povos.
O Grupo Galpão
O Grupo Galpão é uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, cuja origem está ligada à tradição do teatro popular e de rua. Criado em 1982, o grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa, busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.