Nesta quarta-feira, 19 de junho, no Campus Morro do Cruzeiro da UFOP, em reunião da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (Adufop) os professores aprovaram indicativo do fim da greve, com retorno das aulas já definido. Tendo iniciado dia 15 de abril, chegando a mais de dois meses de paralisação, a greve está em processo de finalização.
Joana Amaral, representante da Adufop, informou ao jornal que: “O que foi decidido foi uma saída construída de forma nacional, com indicativo para 1º de julho. Indicativo de retorno. A ser construído com o comando nacional de greve.”
Leia também:
- Ouro Preto recebe Anavitória e Nando Reis em Agosto
- Histórias para Cantar: Turnê d’O Teatro Mágico virá a Ouro Preto e Lafaiete em Outubro
Joana ainda esclareceu os próximos passos. Durante a assembleia, foi apreciada uma pauta indicada pelo Comando Nacional de Greve, que visava avaliar as propostas apresentadas pelo governo, tanto pelo Ministério da Gestão e Inovação quanto pelo Ministério da Educação. Além disso, foi discutida a continuidade do movimento grevista ou a saída do movimento, em conjunto com o Andes, que é o Sindicato Nacional.
A assembleia da UFOP deliberou pela construção coletiva da saída da greve. Isso significa que aguardarão as assembleias que estão acontecendo em outras universidades do Brasil, até amanhã (20), para que todas as instituições se manifestem. A UFOP indicou o dia 1º de julho como data provável para o fim coletivo da greve.
Portanto, apesar do indicativo de saída, a greve ainda não está oficialmente encerrada. A decisão final será tomada na próxima assembleia, após a análise das manifestações de todas as universidades envolvidas no movimento grevista.
Os grevistas estavam em paralisação desde o dia 15 de abril. Desde então, diversos atos foram mobilizados pelo comando de greve em Ouro Preto, Mariana e Brasília.
Com o possível fim da greve, espera-se que as atividades acadêmicas na UFOP voltem ao normal no início de julho, marcando o retorno às aulas e à rotina universitária.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Docentes aprovam fim da greve na UFOP; retorno das aulas previsto para 1º de julho […]