Filme sobre relógio do Museu da Inconfidência e seu cuidador é destaque do Cine Ouro Preto

Filme sobre relógio do Museu da Inconfidência e seu cuidador é destaque do Cine Ouro Preto

A 18ª Cine Ouro Preto homenageará um dos pontos turísticos mais imponentes da Cidade Patrimônio: o Museu Inconfidência. Através de um curta produzido pela produtora Macaca Filmes, o Relógio do monumento é um dos personagens principais, dividindo a atenção com o Seu Itatiaia, o responsável pela manutenção do objeto que chama a atenção por sua pontualidade e beleza. O jornal Galilé conversou com Leonardo Lopes, diretor do curta “20 Giros”, que falou um pouco sobre a obra e o processo de produção.

Leia mais: Rincon Sapiência e Leci Brandão estarão na Mostra de Cinema de Ouro Preto

Leo Afirmou que a sua produtora foi procurada pelo Museu da Inconfidência para realizar esse projeto. O objetivo do vídeo é preservar a memória institucional do museu, destacando alguns personagens envolvidos.

Dentro desse projeto, o foco principal é o senhor Itatiaia, o cuidador do relógio do Museu da Inconfidência. É um projeto deles que envolve alguns personagens, mas dentro desse projeto, o destaque vai além do relógio do Museu da Inconfidência, é o senhor Itatiaia, sendo o cuidador do relógio. O que realmente nos motivou foi esse personagem, que é uma pessoa muito inteligente e dedicada, com uma relação incrível com o relógio. Ele não apenas cuida do relógio, mas também o modificou de certa forma. Ele tem uma relação mais viva e real com o relógio. Além disso, ele é um artista multifacetado, tanto um artista plástico como um excelente engenheiro, além de ser um habilidoso artesão autodidata. Ele é uma pessoa maravilhosa. Então, embora o relógio tenha seu valor como um importante patrimônio, acredito que o tema central seja realmente o senhor Itatiaia. Ele é o centro do projeto“, disse

Veja o Trailer:

Além disso, o diretor descreve ao Galilé a experiência da equipe durante as filmagens. Segundo Lopes, eles filmaram algumas diárias, mas não muitas. A empresa tinha um contrato e foi paga para realizar o trabalho, mas eles também se envolveram em outros lugares, buscando desenvolver boas histórias para cada demanda. Foram realizadas cerca de cinco diárias de gravação, o que não representou muito tempo. Tudo isso graças a complexidade das informações apresentadas por Itatiaia.

Ele quem conduz a linguagem do filme, através da sua visão, contemplativa e apaixonada pelo passar das horas na Praça dos Inconfidentes,

Ele sabe contar tudo de forma direta e natural, sem precisar voltar. Parecia que ele já sabia o roteiro e só precisava contar. Foi tudo muito tranquilo nesse sentido.Eu acho que ele tem um caráter contemplativo, talvez porque seja uma pessoa que possui uma visão contemplativa sobre o tempo e o relógio. Ele gosta de estar ali, com o cheiro de graxa, limpando o relógio e conversando com ele. Existe uma troca, um tic-tac que gera para ele uma espécie de mantra terapêutico. Mas, acredito que seja isso. Acho que há muita contemplação nele. Ele não está em um lugar conceitual demais, onde é preciso pescar o significado. Ele é muito direto, muito dado, e assim, é possível contemplar mais, talvez haja uma admiração pelo personagem”, revelou Leo Lopes ao Galilé.

O diretor acredita que poderia ter explorado mais profundamente a história do cuidador do relógio, pois há muito mais a mostrar sobre ele. Contudo, ele convida todos que estiverem em Ouro Preto, para acompanhar o lançamento do filme sonbre o Relógio do Museu da Inconfidência na Cine Ouro Preto. Leo Lopes expressa sua admiração pelo cuidador do relógio, mencionando que é uma grande sorte tê-lo como responsável e personagem.

“Eh, agora vou fazer um convite, certo? Quero convidar todos aí de Ouro Preto, moradores e turistas, e quem estiver ouvindo essa mensagem, para assistir, né, no dia 24, às 18 horas. É o 20 giros, onde vamos falar sobre o relógio e a loja da confidência, mas é só isso.É uma grande sorte ter você como o cuidador desse relógio. Então, fica aqui o convite e rapidinho estaremos lá também. Sou também estará presente, e é isso. Muito obrigado”, finalizou Leo Lopes.

Leia mais: Ministra da Cultura estará em Ouro Preto para a CineOP; veja programação

MUSEU DA INCONFIDÊNCIA

O Museu da Inconfidência foi criado em 1938 em Ouro Preto, Minas Gerais, com o objetivo de abrigar objetos e documentos relacionados à Inconfidência Mineira e à formação de Minas Gerais. O museu conta com o Panteão, onde estão os restos mortais dos inconfidentes, e foi inaugurado em 1944. O acervo inclui peças históricas dos séculos XVIII e XIX, documentos, esculturas barrocas e obras de arte. O museu passou por uma reforma em 2003 e oferece atividades de pesquisa e educação.

CINE OURO PRETO

A CineOP é um evento que valoriza o cinema como patrimônio cultural, memória, história e educação. Com uma programação diversificada, incluindo pré-estreias, retrospectivas, seminários, debates, oficinas e exposições, o evento também sediará o Encontro Nacional de Arquivos Audiovisuais e o Encontro da Educação. Espera-se um público de mais de 20 mil pessoas, e a presença da Ministra da Cultura destaca a importância do evento. A CineOP é apoiada pelo Ministério da Cultura e por parceiros e patrocinadores, que tornam sua realização possível.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment