Ontem, 24 de maio, marcou o início da terceira edição do Festival de Popularização de Teatro de Ouro Preto, trazendo uma noite de alegria e risos à histórica Casa da Ópera e ao palco montado pela organização, transformando a escadaria da Igreja Nossa Senhora do Carmo em uma arquibancada de teatro. O evento, que continua até domingo, 26 de maio, reuniu centenas de pessoas desde às 16h30, para aproveitar os espetáculos de forma gratuita.
A festividade começou com um cortejo ouro-pretano com a Bateria Efigênia Carabina, Dança do Ventre da Tribo Ansata e o Bloco Zé Bastião, seguido de uma apresentação inesquecível de Nerso da Capitinga, personagem do comediante Pedro Bismark, na Casa da Ópera. No palco externo, o espetáculo Santinhas do Pau Oco encantou o público com sua irreverência.
NERSO DA CAPITINGA: HOMENAGEADO E ENCANTADO POR OURO PRETO
Pedro Bismark foi o grande homenageado deste ano, em celebração aos seus 40 anos de carreira. Antes de fazer o público gargalhar, ele participou de uma entrevista coletiva, onde compartilhou suas experiências e reflexões sobre a carreira. Em meio a risadas e improvisos, Pedro destacou a liberdade e responsabilidade que sempre marcaram seu trabalho.
Leia também:
- Ouro Preto terá evento de Empreendedorismo Preto Feminino
- É isso aí! Ana Carolina confirmada no aniversário de Ouro Preto
Pedro destacou a relação especial entre ator e público no teatro, uma energia que ele considera insubstituível:
“Tem essa relação do ator com o público, esse feedback, né? Vai e volta, vai e volta, vai e volta. É uma energia extraordinária que a gente não consegue ficar sem. Como é que você vê esse movimento de valorização do teatro, rapaz, estigma sim alastrava o país inteiro porque é gente fazendo coisas pra gente, né? E ao vivo ali, né? Isso tem que continuar, por favor continuem. Se precisar de eu trabalhar, incentivar, gravar a propaganda para que isso continue, pode contar comigo porque a gente vive disso e além do que ele gosta disso. É importante não só para quem faz, mas para quem assiste, para quem organiza, para todo mundo.”
Pedro Bismark também refletiu sobre sua experiência em Ouro Preto e o significado de se apresentar na Casa da Ópera, o teatro mais antigo da América:
“Sempre como artista, quando venho aqui em Ouro Preto, existe um sentimento diferente, talvez pela Casa da Ópera ser o teatro mais antigo da América. Existe esse sentimento diferente mesmo de se apresentar aqui. Primeiro que eu tô em casa, né? Então vem cá em casa tudo funciona, é uma beleza. E estar numa casa dessa… quantos e quantos espetáculos foram apresentados aqui e ali você tá podendo também deixar sua energia ali.”
O Festival de Popularização de Teatro de Ouro Preto continua hoje e amanhã, prometendo mais momentos de alegria e cultura.
A PROGRAMAÇÃO
SÁBADO – 25/05/2024
17h00 – Apresentação da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores (Banda do Alto da Cruz) saindo do antigo fórum para a Casa da Ópera
18h00 – Estúdio ID feat Banda civil Sociedade Musical Santa Cecília de Rodrigo Silva
19h00 – Palco externo – O Rei Leão (Copas Produções) – Classificação livre
19h30 – Início entrega de ingressos na portaria da Casa da Ópera
21h00 – Palco interno – Filomena 30 anos de peleja (Gorete Milagres) – Classificação 14 anos
DOMINGO – 26/05/2024
14h00 – Início entrega de ingressos na portaria da Casa da Ópera
14h00 – Apresentação de teatro de Lambe Lambe (Cia Lamparina)
15h30 – Cortejo Osquindô Folia na Praça Tiradentes
16h30 – Palco interno – O Mágico de Oz (Cia Divertidamente) – Classificação livre
19h10 – Palco externo – Hermanoteu na Terra de Godah (Cia Os Melhores do Mundo) – Classificação 14 anos.
Serviço:
Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto
Data: 24 a 26 de maio de 2024
Local: Teatro Casa da Ópera e cidade de Ouro Preto
Ingressos gratuitos, mediante retirada antecipada na portaria do Teatro Casa da Ópera.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.