Entre os dias 24 de setembro a 1º de outubro, a cidade de Mariana irá receber mais uma edição do Festival de Teatro Comunitário de Mariana, o Festeco. A saber, que terá oito dias de apresentações gratuitas com 25 grupos de teatro e em diversos pontos da cidade.
Contando com a participação de diversos artistas, sendo eles profissionais e amadores, o evento promete muita diversão e alegria ao público que poderá acompanhar de perto e até colaborar com os espetáculos. Fundado no ano de 2017, ao longo de seus seis anos de existência, o evento consolidou-se como um importante festival cultural que dá voz às artes das comunidades de Mariana.
Surgiu de uma colaboração frutífera entre a Escola Ensino Médio do Bairro Cabanas e a Associação Cultural Dragão Verde e Amarelo. Atualmente, o festival é realizado pela Prefeitura de Mariana, o Clube Osquindo, a Associação Cultural Pequeno Príncipe, o Grupo Teatral Caminho do Sol e a Escola Estadual João Ramos Filho.
Leia também: Samarco apoia simulado de emergência em Padre Fialho
Programação VII Festeco em Mariana
Fase estudantil e nacional
Durante a fase estudantil, o foco é a produção teatral dos alunos das escolas de Mariana. Em média, cerca de 450 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, provenientes de escolas e centros culturais da cidade, entram em cena, demonstrando seu talento e paixão pelo teatro. Já na Fase Nacional, a organização abre suas portas para grupos e artistas amadores e profissionais de todo o país. Nesta fase, o caráter comunitário do festival brilha, atraindo espetáculos de diversas temáticas e estéticas. Isso proporciona uma oportunidade única de lazer cultural para o público do Festeco, que pode apreciar a diversidade do teatro comunitário brasileiro.
Porém, o que realmente traduz o festival é o amor pelos palcos. Sejam eles onde e como forem, a missão da equipe e grupos participantes é levar alegria, oportunidades, espaços e reconhecimento àqueles que acreditam desde o início em nosso trabalho.
Participação da comunidade e oficinas
Uma das marcas do festival é a participação efetiva nas etapas. Desse modo, desde a primeira edição alunos das escolas foram os responsáveis pelas entrevistas com os grupos teatrais, vinheta de abertura e demais materiais gráficos. Utilizando imagens autorais e conteúdos do nosso acervo de apresentações, desenvolvemos identidade, protagonismo e desenvolvimento das potencialidades individuais, bem como coletivas dos estudantes.
Para receber os artistas por 5 dias nos anos anteriores, os próprios alunos organizaram uma arrecadação de alimentos, junto à comunidade em troca de ingressos. Já a Escola Estadual Professor Soares Ferreira, localizada no centro de Mariana, cedeu espaço, por meio de uma parceria com a Superintendência de Ensino. Que se tornou dormitório para os participantes que vieram de outras cidades e precisavam de alojamento. Para concluir a organização do evento sem comprometer as demais atividades, os alunos preparavam suas peças nas aulas regulares de Arte, dividida em teóricas e práticas, além de ensaios extraclasse.
Esse ano não será diferente e além dos espetáculos, o festival irá organizar oficinas e roda de debates gratuitas e abertas para toda comunidade. Os interessados em participar devem acessar os nossos canais oficiais e preencher o formulário de inscrição, que ainda será disponibilizado e informar os dados dos oficineiros, tema abordado, dias e horários das aulas.
Homenageados deste ano
Todos os anos, nomes consagrados do meio cênico são homenageados pelos membros e, neste ano, Osmar Vanio foi escolhido. Ele que é um destacado artista das Artes Cênicas e que vem contribuindo significativamente para o cenário teatral brasileiro. Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além disso, o ator possui uma carreira de sucesso e um impressionante currículo acadêmico e profissional nas Artes Cênicas. Graduado em
Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desde 2009, o já veterano dos palcos conquistou seu Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em 2021. Além disso, sua jornada nas artes teatrais começou com a formação em Técnica em Teatro. Obtendo, desse modo, o título de Ator formado pelo Instituto de Filosofia Artes e Cultura (IFAC-UFOP) em 1999.
Atualmente, Osmar Vanio desempenha um papel fundamental na comunidade de Mariana, ministrando Oficinas de Teatro e Dança no Programa de Educação em Tempo Integral – Mariana Cidade Escola. Ele também é professor da disciplina de Artes no Colégio Renascer, situado na Vila Samarco. Entre suas notáveis realizações, Osmar Vanio ministrou Oficinas de Técnicas Circenses e Teatro no Programa ARO da Fundação de Artes de Ouro Preto (FAOP) de 2013 a 2018. Todavia, compartilhando seu conhecimento e paixão pelas artes cênicas com a comunidade local.
Informações: Cíntia Soares
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.