O Programa Farmácia Popular anunciou o início da distribuição gratuita de absorventes em mais de 31 mil unidades credenciadas em todo o país. Essa iniciativa é parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, implementado pelo Governo Federal em 2023. A equidade de gênero e o acesso a absorventes, visando combater as desigualdades relacionadas à pobreza menstrual, têm sido uma prioridade tratada de maneira interministerial desde o início da atual gestão.
De acordo com a pasta, a oferta é direcionada a grupos em situação de vulnerabilidade, incluindo aqueles que vivem abaixo da linha da pobreza, matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou em extrema vulnerabilidade. O programa abrange um público-alvo de 24 milhões de pessoas, com idades entre 10 e 49 anos, em todas as regiões do país.
Leia também:
- Artista exibe obras em sua primeira exposição individual na FAOP
- Estudante da UFOP de Mariana é destaque em revista europeia: ‘A beleza perfeita é a nossa própria beleza’
Para obter absorventes gratuitos, os beneficiários devem se dirigir a uma unidade credenciada do Farmácia Popular, apresentando um documento de identificação oficial com número do CPF e a “Autorização do Programa Dignidade Menstrual”, disponível em formato digital ou impresso. Essa autorização pode ser gerada através do aplicativo ou site do ‘Meu SUS Digital’, com validade de 180 dias. Menores de 16 anos devem ter a aquisição realizada por um responsável legal.
O programa é destinado a pessoas entre 10 e 49 anos de idade que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e possuam renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. Estudantes de instituições públicas também devem estar no CadÚnico, com renda familiar mensal de até meio salário mínimo (R$ 706) por pessoa. Não há limite de renda para pessoas em situação de rua.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Farmácia Popular inicia distribuição gratuita de absorventes para população vulnerável […]