Falece aos 81 anos Dom Geraldo Lyrio Rocha, ex-presidente da CNBB e arcebispo emérito de Mariana

Falece aos 81 anos Dom Geraldo Lyrio Rocha, ex-presidente da CNBB e arcebispo emérito de Mariana


Nesta quarta-feira (26), Mariana e a Igreja Católica no Brasil lamentam a perda de Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana. Dom Geraldo tinha 81 anos e já foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

+ Leia também: Tragédia na BR-040: Acidente com três veículos causa morte de uma pessoa e deixa duas gravemente feridas

A triste notícia chegou após um incidente durante um Retiro para o clero em Altamira, onde Dom Geraldo estava pregando. Na noite de segunda-feira, ele sofreu uma queda que resultou na fratura do fêmur. Devido à falta de recursos hospitalares adequados na região, estava sendo preparada sua transferência para Vitória, Espírito Santo, onde residia.

Dom Geraldo nasceu em Fundão, Espírito Santo, no dia 14 de março de 1942, e foi ordenado presbítero em sua terra natal em 15 de agosto de 1967. Sua trajetória religiosa foi marcada por diversas atividades, incluindo ser Reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha e professor de Filosofia, Liturgia e Teologia.

Em 1984, foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II e tornou-se bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, onde posteriormente foi nomeado 1º Bispo de Colatina pelo mesmo Papa. Em 2002, assumiu como 1º Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Bahia, antes de ser nomeado arcebispo metropolitano de Mariana pelo Papa Bento XVI em 2007. Completando 75 anos em 2018, Dom Geraldo teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se arcebispo emérito.

+ Leia também: Motorista calcula mal e colide em ponte, no centro de Mariana; veja

Seu legado como líder religioso e sua atuação em diversos cargos dentro da CNBB e do CELAM foram reconhecidos e admirados por muitos. A Missa de corpo presente foi celebrada na Catedral de Altamira às 8 horas, e posteriormente, o corpo de Dom Geraldo será transladado para Vitória, onde receberá as últimas homenagens.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment