Ouro Preto: vereadores aprovam ensino integral integrado

Ouro Preto: vereadores aprovam ensino integral integrado

Os vereadores de Ouro Preto aprovaram em primeira discussão a instituição do ensino em tempo integral nas escolas municipais da cidade.  O PL nº497 é de autoria do Prefeito Angelo Oswaldo (PV). O projeto de lei teve o pedido de vista aceito pelo presidente da câmara, o vereador Luiz Gonzaga (PL) no último dia 24 de março.

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Após o pedido de vista, a Câmara convocou uma audiência pública, na qual foram ouvidas opiniões de professores, pais, alunos e demais membros da comunidade escolar.

Com a aprovação do projeto, as escolas municipais de Ouro Preto passarão a oferecer aos estudantes um período integral de ensino, que contemplará atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de lazer.

ENSINO INTEGRAL APROVADO EM OURO PRETO: O QUE FALAM OS PROFESSORES VEREADORES

O vereador Matheus Pacheco (PV), que também é professor revelou que o projeto será implementado inicialmente através de um projeto piloto em metade das escolas da rede. Segundo o vereador, essa medida permitirá avaliar a eficácia do modelo e identificar eventuais ajustes necessários antes da expansão para todas as escolas municipais, prevista para o segundo semestre deste ano. Pacheco ressaltou a importância do projeto para a melhoria da educação na cidade e disse estar confiante de que a iniciativa terá grande impacto positivo na vida dos estudantes e na comunidade em geral.

“É projeto que tem um grande Impacto não só na sede, mas também nos distritos. É um projeto piloto que atende nesse primeiro momento metade dessa escolas, né podendo atender num segundo semestre mais escolas, até que possamos atender efetivamente todas elas. É um projeto interessante porque ele trata da educação integral integrada, então assim são atividades interdisciplinares novas disciplinas” disse Pacheco ao Galilé.

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Durante a entrevista, o vereador Matheus Pacheco relembrou a importância de um ensino integral integrado, englobando diversas disciplinas e assuntos, verticalizando o ensino. Para Pacheco, essa é uma das principais vantagens do modelo de ensino em tempo integral, que permite aos alunos desenvolver habilidades e competências em diferentes áreas do conhecimento. O vereador destacou ainda a necessidade de uma formação mais completa e abrangente, capaz de preparar os estudantes para os desafios da vida e do mercado de trabalho. Segundo ele, o tempo integral nas escolas municipais de Ouro Preto representa um avanço nesse sentido e será fundamental para a formação de cidadãos mais capacitados e conscientes.

O QUE DIZ O VICE PRESIDENTE DA CÂMARA DE OURO PRETO

Já o vice-presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, Renato Zoroastro(MDB), que também é professor e apoiador do projeto de tempo integral nas escolas municipais, mostrou preocupação com outros aspectos que podem dificultar a implementação do modelo. Entre os pontos destacados por ele estão a contratação de novos profissionais para atuar nas escolas em tempo integral, o impacto orçamentário da medida e a questão do transporte escolar, que precisará ser adequado para atender aos novos horários e demandas.

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“Em relação ao transporte escolar, que a gente enxerga que para os alunos do ensino regular o transporte escolar já vem apresentando grandes problemas. Desde o início do ano e agora será ampliado. Quanto ao transporte escolar a gente provocou a secretaria e perguntou se foi realizado algum estudo de aumento de rota de viabilidade de quantos alunos serão atendidos pra que a gente possa estar acompanhando mais de perto”, disse Zoroastro ao Galilé.

De acordo ele, serão selecionadas entre seis e sete escolas para participar do projeto piloto de tempo integral. Segundo ele, essa medida permitirá avaliar com mais precisão os resultados do modelo e identificar eventuais ajustes necessários para a sua expansão para outras escolas do município.

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