Direção do ICSA emite comunicado sobre a qualidade da água na UFOP em Mariana

A Direção do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) emitiu um comunicado nesta terça-feira (28) para esclarecer a comunidade acadêmica sobre as medidas adotadas para assegurar a qualidade da água no campus, em Mariana. A polêmica cresceu nos últimos dias, quando a reitoria da UFOP anunciou a suspensão das atividades acadêmicas no Campus Morro do Cruzeiro.

No comunicado, o diretor do ICSA, Harrison Bachion Ceribeli, destaca que há cerca de 30 dias, todas as caixas d’água do instituto passaram por um processo de higienização, prática realizada periodicamente a pedido da Administração Predial do Instituto. Após a limpeza, as caixas d’água foram vedadas novamente para garantir a ausência de contaminação externa.

Leia também:

Ele destacou que o ICSA possui um sistema próprio de distribuição de água proveniente do SAAE, e mensalmente uma empresa contratada pela UFOP realiza testes de qualidade. Caso a cloração esteja abaixo do necessário, é realizado um processo de cloração extra, garantindo a qualidade da água distribuída.

A checagem regular dos filtros dos bebedouros é mencionada no comunicado, destacando que, quando necessário, a troca é solicitada à Prefeitura Universitária. Além disso, há aproximadamente 45 dias, foi realizada uma testagem abrangente da água de todos os bebedouros e torneiras do ICSA, sem identificação de contaminação.

A Direção do ICSA reforça que já solicitou à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) um novo teste de qualidade da água, cujos resultados serão divulgados assim que estiverem disponíveis. O comunicado encerra reiterando que a água distribuída no ICSA não apresenta contaminação, agradecendo o empenho de órgãos envolvidos na manutenção da qualidade da água.

O diretor aproveitou para informar que o Restaurante Universitário (RU) do ICSA funcionará normalmente no dia seguinte (29/11), visando evitar prejuízos para o corpo discente. O comunicado tranquiliza os estudantes, assegurando que não há risco de contaminação nos alimentos servidos no RU, devido às medidas rigorosas adotadas para garantir a segurança alimentar.

Por fim, Ceribeli recomenda aos docentes que ministraram aulas no dia 28/11 que não registrem faltas para os estudantes que não puderam comparecer devido à não operação do RU. O diretor se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas da comunidade acadêmica.

Veja o documento na íntegra:

  1. Há mais ou menos 30 dias, todas as caixas d’água do ICSA foram higienizadas, como é feito periodicamente a pedido da Administração Predial do Instituto. Após a limpeza, todas as caixas d’água foram novamente vedadas, para assegurar que não haja contaminação proveniente do ambiente externo.
  2. O ICSA conta com um sistema próprio de distribuição da água que vem do SAAE e, mensalmente, uma empresa contratada pela UFOP faz a testagem da qualidade dessa água. Caso a cloração esteja abaixo da necessária para garantir a ausência de qualquer agente, a empresa realiza um processo de cloração extra, por meio da adição de pastilhas de cloro nos filtros do nosso sistema interno de distribuição, que duram aproximadamente um mês, ou seja, até a próxima testagem.
  3. Todos os bebedouros do ICSA estão com filtros com data de validade em ordem. Essa checagem é realizada periodicamente e, quando se constata que algum filtro está com a data de validade próxima, solicitamos a troca à Prefeitura Universitária.
  4. Há mais ou menos 45 dias, foi realizada a testagem da água de todos os bebedouros e torneiras do ICSA e nenhuma contaminação foi identificada.

A diretoria do ICSA já solicitou à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) que realize um novo teste de qualidade da água do ICSA e vamos divulgá-lo à comunidade acadêmica assim que os resultados estiverem disponíveis.

Reitero que a água distribuída no ICSA não tem qualquer contaminação e que sempre tomamos, em conjunto com a Proplad e a Prefeitura Universitária, as medidas necessárias para garantir a qualidade da água.

Aproveito o contato para informar que o RU do ICSA funcionará normalmente amanhã, evitando maiores prejuízos para o corpo discente do Instituto. Agradeço ao Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Prof. Máximo, pela sensibilidade e pelo empenho para viabilizar o funcionamento do RU amanhã, dia 29/11, em Mariana e esclareço que não há qualquer risco de os alimentos servidos estarem contaminados, porque são tomadas medidas rigorosas para evitar a presença de qualquer agente contaminante nas refeições.

Aos/Às docentes que ministraram aulas no dia de hoje, 28/11, recomendo que não sejam registradas faltas para os/as estudantes que não tiveram condições de comparecer devido ao não funcionamento do RU.

Qualquer dúvida, estarei à disposição.

Cordialmente,

Harrison Bachion Ceribeli
Diretor do ICSA”

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

3 Thoughts to “Direção do ICSA emite comunicado sobre a qualidade da água na UFOP em Mariana”

  1. […] Direção do ICSA emite comunicado sobre a qualidade da água na UFOP em Mariana […]

  2. […] Direção do ICSA emite comunicado sobre a qualidade da água na UFOP em Mariana […]

  3. […] Direção do ICSA emite comunicado sobre a qualidade da água na UFOP em Mariana […]

Leave a Comment