Superação e paixão: conheça os vencedores do Iron Biker 2023

Superação e paixão: conheça os vencedores do Iron Biker 2023

O final de semana do Iron Biker 2023 em Mariana foi perfeito para aqueles que apreciam esportes, especialmente para os que gostam de histórias que nascem na capital do mountain bike. A trigésima edição do evento atraiu atletas e visitantes de todo o país, lotando os hotéis da cidade Primaz de Minas e de Ouro Preto. As largadas ocorreram no sábado (17) e no domingo (18) de manhã, proporcionando dois dias intensos para os amantes da bicicleta.

As largadas foram divididas em dois grandes blocos: o percurso A, mais longo, destinado aos atletas profissionais, e o percurso B, de menor extensão.

No sábado, o percurso A foi o mais extenso e desafiador. Com a saída do pelotão de elite às 8h, os competidores enfrentaram 93 km de prova, com uma altimetria de mais de 3000 m. O primeiro colocado no percurso completo completou a prova em 4 horas e 13 minutos. Já no domingo, o trajeto foi menos exigente, com 61 km e uma altimetria menor, de 1500 m.

Leia também: PM cumpre mandados de prisão em Mariana e distrito de Ouro Preto

OS GRANDES VENCEDORES

Entre os vencedores das categorias principais, destaca-se Luiz Miguel Honório, o primeiro a terminar a prova de 93 km. Com uma estratégia arrebatadora, o competidor de Maria da Fé, conseguiu sagrar-se campeão com um segundo dia mais tranquilo, chegando junto com mais três atletas no primeiro pelotão. Como a sua vantagem era grande, foi só administrar para levar o prêmio para o Sul de Minas.

Ao Galilé, Luiz revelou que o percurso da corrida foi muito difícil, com muita variação de elevação (altimetria), o que significa que havia muitas subidas e descidas íngremes. Sua estratégia de corrida foi agressiva desde o início. Ele procurou abrir uma grande vantagem em relação aos outros competidores no primeiro dia da corrida para poder “rodar mais confortável” no segundo dia.

“Hoje (domingo) eu larguei com 11 minutos e 45 segundos de vantagem, então o objetivo hoje era só chegar no primeiro grupo, consolidar a minha vitória no Iron Bike, e para mim, isso é sinal de que todo trabalho está sendo bem feito. Não posso deixar de agradecer à minha equipe, aos meus patrocinadores e à minha família.”

disse Luiz ao Galilé.
Superação e paixão: conheça os vencedores do Iron Biker 2023
O grande vencedor Luiz Miguel. Foto: Igor Varejano/Jornal Galilé

A lista dos vencedores das categorias gerais:

Percurso A Masculino:

  • Campeão Geral: Luiz Miguel Honório de Maria da Fé, MG, com um tempo total de 06:38:41.

Percurso B Masculino:

  • Campeão Geral: Henrique Ribeiro Bravo, de Nova Lima, com apenas 17 anos, com um tempo total de 05:18:04.

Percurso A Feminino:

  • Campeã Geral: Aline Fátima Mariga Cavaglieri, de Sorriso, MT, com um tempo total de 09:06:15.

Obs: esse tempo é somando os dois dias de competição.

A cidade de Mariana também pôde comemorar a vitória de uma prata da casa. Juliano Neves, competidor da categoria E-bike foi o melhor no geral, sagrando-se campeão, com um tempo de 04:30:30.

Superação e paixão: conheça os vencedores do Iron Biker 2023

LIEGE WALTER: HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

A atleta Liege Walter é uma das competidoras mais vencedoras de mountain bike da região. Marianense e habitué de quase todas as edições recentes do Iron, a atleta é sempre uma favorita para o título. Contudo, quis o destino que ela tivesse mais dificuldades em 2023. No primeiro dia de prova, o mais complicado, ela teve que lidar com a correia empenada no meio do circuito.

Mas Liege não desistiu, e consertou sozinha a bicicleta e voltou para a prova. Com muita perseverança, ela conseguiu chegar em terceiro ainda. Mas não havia terminado por ai, restava o segundo dia para ela dar uma resposta para si mesma.

Superação e paixão: conheça os vencedores do Iron Biker 2023
A super atleta Liege Walter. Foto: Igor Varejano

Leia também: UFOP abre edital com mais de 400 Vagas remanescentes para cursos de graduação; veja a lista

E dito e feito: venceu de ponta a ponta no domingo, alcançando o segundo lugar geral.

Ao Galilé, Liege mencionou que inicialmente seu objetivo no domingo era competir com tudo o que tinha, mas logo percebeu que precisava respeitar seu próprio corpo devido ao cansaço acumulado do dia anterior. Apesar do cansaço e das pernas doloridas, Liege acordou no dia da corrida com determinação e a intenção de tentar recuperar a diferença de tempo e completar a etapa de forma satisfatória.

“Meu objetivo era ir com tudo, mas eu também precisava respeitar meu corpo, pois estava muito cansada do dia anterior, tentando recuperar a diferença de tempo que acabou me custando caro. Paguei o preço, minhas pernas estavam bastante doloridas. Mas hoje, acordei bem disposta. Nada, no entanto, conseguiu me afastar do meu objetivo…”

declarou Liege ao Galilé.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DE TODAS AS CATEGORIAS:

O Iron Biker 2023 foi não apenas uma competição esportiva emocionante, mas também uma celebração da paixão, determinação e espírito de superação que impulsionam os atletas a alcançarem grandes feitos. Mais do que uma corrida, foi uma experiência que uniu ciclistas de todo o Brasil em busca de desafios e conquistas memoráveis.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

2 Thoughts to “Superação e paixão: conheça os vencedores do Iron Biker 2023”

  1. […] Leia também: Superação e paixão: conheça os vencedores do Iron Biker 2023 […]

  2. […] a entrevista, feita antes do Iron Biker Brasil o prefeito mencionou que seu governo se baseia em um plano de governo extremamente participativo, […]

Leave a Comment