A jabuticaba conquistou reconhecimento internacional sendo eleita a segunda melhor fruta do planeta em ranking do site TasteAtlas, atualizado no dia 16 de novembro, que reúne as avaliações de usuários sobre pratos e ingredientes típicos dos países ao redor do globo. No entanto, o Lions Club de Cachoeira do Campo tem promovido a valorização da jabuticaba há anos e em 2023 realizou um concurso de licores, geleias e inovações durante a Festa da Jabuticaba.
De acordo com a Chef Milsane Sebastião, o concurso ajuda a melhorar a qualidade do produto. “O concurso foi um sucesso. Muitos produtores quiseram participar do concurso. Foram sete participantes de Geleia, sete participantes de Licor, 15 produtos inovação”, explica.
Além de premiar, o Lions Club de Cachoeira do Campo também capacita. Os produtores puderam participar de oficinas que abordou a técnica de congelamento da fruta, produção de calda, geleia, molho e compota. “O destaque do concurso foi a Geleia, pois foi resultado da oficina que o Lions fez. Eu fiquei muito orgulhosa e isso é prova de que Cachoeira do Campo tem produtos de altíssima qualidade e só tende a melhorar”, destaca.
A Padaria Dolci Pani, estabelecimento que fica no Centro de Cachoeira do Campo, ficou em 1º lugar na categoria “produto inovação”. A empresa Licores Dululu faturou 1º lugar com seu “licor de jabuticaba”. E Sandra (da oficina de produção de produtos à base de jabuticaba) foi a campeã na categoria “melhor geleia de jabuticaba”.
De acordo com o coordenador de produção do evento, Marco Aurélio, a produção de derivados de Jabuticaba está presente em vários distritos de Ouro Preto como São Bartolomeu, Santo Antônio do Leite e Glaura e se estende na região de Acuruí e do Córrego do Bação, distritos de Itabirito. “A Festa da Jabuticaba busca fomentar o desenvolvimento e formação de novos produtores, estimular o turismo e principalmente empodeirar a população para que a Cultura da Jabuticaba seja resgatada como Patrimônio Imaterial”, destaca.
O Festa da Jabuticaba está na sua 31ª edição e ocorreu entre os dias 10 e 12 de novembro de 2023, oferecendo uma programação rica em cultura, música, artesanato e, é claro, delícias à base de jabuticaba. O evento possui patrocínio master da Ferro Puro Mineração, patrocínio do Sicredi, com apoio da Câmara de Ouro Preto e Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Leia também:
- Itabirito foi castigada com fortes chuvas na noite de ontem; veja vídeos
- Superintendente da Saneouro expõe números de consumo e explica falta de água em Ouro Preto
CONHEÇA OS FINALISTAS DA FESTA DA JABUTICABA
MELHOR GELEIA DE JABUTICABA:
1º Lugar: Sandra Aparecida Pinto – Oficina de Produtores – Promovida pelo Lions Club de Cachoeira
2º Lugar: Rosângela Guimarães – É da Praça
3º Lugar: Carlos Eduardo da Silva – Fruto Mais
MELHOR LICOR DE JABUTICABA:
1º Lugar: Dululu – Luiz Almeida
2º Lugar: É da Praça – Rosângela Guimarães
3º Lugar: Lá do Pé – Evelyn Campos
MELHOR PRODUTO INOVAÇÃO A BASE DE JABUTICABA:
1º Lugar: Choux cream de Jabuticaba – Padaria Dolci Pani
2º Lugar: Sorbe de Jabuticaba – Sorveteria Fassana
3º Lugar: Picles de Jabuticaba – Sandra Gonçalves
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.
[…] Concurso de licores, geleias e inovações é destaque na Festa da Jabuticaba […]