A Cômica Cia de Teatro comemora, neste mês de abril, dezoito anos de atividades artísticas. O grupo foi fundado em 2006 por três alunos do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, os marianenses Alex Carvalho e Débora Rocha e o alfenense Thiago Meira. Atualmente, a Cômica conta com dez integrantes e ao longo de sua história realizou a montagem de doze espetáculos teatrais, dois projetos cênico-digitais durante a pandemia de Covid-19, participou de festivais nacionais e excursionou por diversas localidades brasileiras, tendo se apresentado para milhares de espectadores.
Contar histórias de forma acessível, para pessoas de todas as idades e classes sociais, sempre foi a marca registrada dos trabalhos do grupo, que apesar do nome não se dedica apenas a apresentação de comédias, tendo produzido também dramas e musicais ao longo dos anos. No repertório de trabalhos do grupo, grandes sucessos de público e crítica, como o espetáculo de rua “Vida de Cão”, os musicais “Hoje é Meu Dia” e “É Proibido Dançar”, o drama “Jardim de Pedra”, as comédias “A Farsa da Esposa Fiel”, “Os Azarados”, “Como agarrar um Marido”, “Enfim Sós”, “Inimigos Perfeitos”, “Marido de Aluguel”, e o espetáculo poético “O Elogio ao Poeta do Luar”, que contava a história da vida e obra de Alphonsus de Guimaraens no Museu-Casa dedicado ao poeta em Mariana.
Leia também:
- Para todos os gostos! Padre Fábio de Melo e Xamã em Mariana no Festival da Vida
- Estúdio ID anuncia apresentações para celebrar o Dia Internacional da Dança
Ao longo de sua trajetória, o grupo também conduziu minicursos, oficinas e cursos de iniciação e pesquisa teatral, destinados a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Em parceria com o projeto de extensão “Contadores de ‘Causos’ e Histórias”, coordenado pela professora emérita da UFOP, Hebe Maria Rola Santos, a Cômica Cia de Teatro realizou a montagem do clássico da dramaturgia brasileira “A Aurora da Minha Vida” e dos musicais “Hairspray” e “Mamma Mia”, que realizou doze sessões entre os anos de 2010-2011, sendo recorde de público de um mesmo espetáculo no antigo SESI-Mariana.
“Apesar de suas inúmeras produções, de representar artisticamente a cidade de Mariana pelo Brasil e da contribuição na formação artística de centenas de pessoas, o grupo ainda enfrenta dificuldades na execução de seus projetos, pela falta de reconhecimento e de espaço”, afirma o diretor artístico do grupo, Alex Carvalho.
Atualmente, a Cômica Cia de Teatro está à procura de empresas patrocinadoras para o projeto de circulação do seu mais recente espetáculo, “Sonho de uma Noite de Verão”, aprovado na Lei Rouanet de Incentivo Federal à Cultura. Paralelamente, o grupo está em processo de montagem de seu mais novo espetáculo, “A Canção de Minervina”, com estreia prevista para o mês de junho de 2024.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Post original através de galile.com.br […]