Em Ouro Preto, o mês do orgulho LGBT+ se encerra com a realização da primeira semana dedicada para pessoas que se identificam com o movimento, seja integrante ou simpatizante. Promovida pelo CRA LGBT+, um equipamento da Prefeitura de Ouro Preto, a ação que vai até o sábado (29) engloba uma série de iniciativas voltadas para a saúde, acolhimento e debate sobre a comunidade. O Galilé ouviu Victor Pinto, diretor de Promoção Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, que deu mais dalhes do projeto.
Victor Pinto, diretor de Promoção Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, conversou com O Galilé e compartilhou detalhes sobre o evento. “Hoje a gente começa a nossa primeira Semana do Orgulho LGBT de Ouro Preto, organizada pelo Centro de Referência e Acolhimento LGBT da cidade. A gente espera todos, todas e todes aqui para a gente ficar muito orgulhoso da nossa vida e da nossa cidade”.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO ORGULHO LGBT+ EM OURO PRETO
Segunda-feira (24):
- A semana começa com um seminário sobre o que significa ser LGBTQIAPN+. Esse evento será realizado hoje e abordará identidade de gênero, orientação sexual e o significado de cada letra da sigla.
Terça-feira (25):
- Amanhã, terça-feira, haverá uma roda de conversa sobre “Pessoas LGBT+ e Família”. A vice-prefeita Regina Braga participará dessa atividade, que visa promover a troca de experiências e afetos entre os participantes.
Quarta-feira (26):
- Na quarta-feira, haverá um “Dia D de Serviços LGBTs” que incluirá:
- Testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e orientação sobre PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) em parceria com o Projeto Previna da UFOP.
- Mutirão de cadastro no CADÚNICO.
- Sessão tira-dúvidas com o Cartório Vila Rica sobre alteração de nome e gênero.
Quinta-feira (27):
- Na quinta-feira, haverá uma sessão de cinema com exibição de um filme sobre a Revolta de Stonewall, evento histórico que marcou o início do movimento de orgulho LGBT+.
Sexta-feira (28):
- Na sexta-feira, no Anexo do Museu da Inconfidência, ocorrerá o “Café com Orgulho”, onde será feito um balanço dos seis meses de atuação do CRA LGBT+. Esse evento tem um horário diferenciado, começando às 15h30.
Sábado (29):
- Para encerrar a semana, no sábado haverá o “Arraial da Diversidade” a partir das 15h. Este evento incluirá correio elegante, pescaria, dança de quadrilha e comidas típicas.
Leia também:
- ‘Animação não é só pra criança’: cineastas debatem mercado na CineOP
- Polícia Militar de Ouro Preto recebe 140 mil em recursos
O CRA LGBT EM OURO PRETO
O Centro de Referência e Acolhimento LGBT+ (CRA LGBT+) de Ouro Preto é uma iniciativa da Prefeitura, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social. Inaugurado em 6 de dezembro de 2023, o centro é o segundo do estado de Minas Gerais, sendo o primeiro em Belo Horizonte.
Seu objetivo é oferecer suporte integral à comunidade LGBTQIAPN+, recebendo e encaminhando denúncias de violência, proporcionando apoio psicossocial e acompanhando casos no município. Além disso, o CRA LGBT+ trabalha na prevenção e combate à discriminação, realiza levantamentos de dados da população LGBT e colabora com a Universidade Federal de Ouro Preto em diversos projetos.
O CRA LGBT+ está situado na rua Barão de Ouro Branco, nº 82, no bairro Antônio Dias.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.