‘Com drenagem, Morro da Forca pode suportar estação chuvosa’, celebra Angelo em visita da SEINFRA

Na manhã desta segunda-feira (17), o  Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (SEINFRA) Pedro Bruno Barros, esteve em Ouro Preto para vistoriar as obras do Morro da Forca. O projeto, que já está 93% concluído, foi executado pelo governo estadual. Com orçamento de R$ 626.501,25, a drenagem teve início em 13 de março deste ano com previsão de 90 dias para entrega, contudo, houve um aditivo para a finalização dos últimos detalhes.

Desde 13 de janeiro de 2022, quando houve o deslizamento que destruiu o casarão colonial Solar Baeta Neves, a obra do Morro é vista como prioritária para a população de Ouro Preto. O projeto, construído em uma parceria da secretaria de Obras da Prefeitura juntamente com o governo estadual, prevê o terraceamento e revegetação do local, trazendo mais segurança para todo centro histórico da antiga Vila Rica.

Leia também:

Durante a visita, Pedro Bruno Barros destacou a importância das intervenções de drenagem realizadas no local. “Estamos aqui fazendo uma visita in loco no Morro da Forca para vistoriar a segunda etapa, a conclusão das obras de drenagem, que já têm um impacto muito positivo em relação aos aspectos de segurança. Seguimos trabalhando na terceira etapa, que está em fase de elaboração do projeto, com a expectativa de concluir essa fase muito em breve para que possamos iniciar o processo licitatório das obras de contenção”, afirmou.

A etapa atual tem como objetivo evitar que o acúmulo das águas pluviais possa deixar o terreno instável, devolvendo a normalidade do trânsito e da vida social do município.

Mesmo com o andar célere da segunda etapa, ainda não há um prazo definido para a licitação da terceira fase, que prevê a contenção da encosta e portanto a finalização do rito das obras iniciadas em 2022. A contenção tem um orçamento de R$ 35 milhões, captados pela prefeitura e estado juntamente com a Caixa Econômica.

DRENAGEM DO MORRO DA FORCA TRAZ SEGURANÇA PARA ÉPOCA DAS CHUVAS EM OURO PRETO

Ouro Preto: 'Com drenagem, Morro da Forca pode suportar estação chuvosa', celebra Angelo em visita da SEINFRA
O prefeito Angelo esteve juntamente com alguns secretários na visita técnica. Foto: Igor Varejano

Por se tratar de um morro localizado no centro da cidade, a preocupação quanto a sua estrutura é considerada sazonal no município. Isso porquê, na época das chuvas – entre novembro e março- a cidade fica em alerta para a possibilidade de deslizamentos. Nesse sentido, o prefeito de Ouro Preto ressaltou a complexidade e a importância das obras. “Esse projeto é fruto de um convênio entre o governo federal, o estado e a Prefeitura de Ouro Preto, que ficou adormecido desde 2012. Conseguimos, em 2021, retomar e avançar graças à prioridade dada pelo governador Zema e ao esforço conjunto das secretarias de Obras e Infraestrutura”, explicou.

Angelo Oswaldo destacou a importância das intervenções de drenagem, que foram cruciais para a estabilização da encosta. “Foi montada uma espécie de espinha de peixe na superfície do Morro da Forca, capaz de drenar toda a água de chuva, evitando que ela penetre no maciço e empurre a encosta. Essa obra é fundamental para garantir a segurança da área e evitar futuros deslizamentos (…) O Morro da Forca pode suportar uma estação chuvosa porque o mais importante, que era a drenagem, foi realizado. Com a drenagem, a água de chuva não vai mais empurrar a encosta, disse o prefeito.

A conclusão dessa etapa de drenagem foi celebrada como um marco importante, permitindo que o Morro da Forca esteja preparado para enfrentar a estação chuvosa deste ano com segurança.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

One Thought to “‘Com drenagem, Morro da Forca pode suportar estação chuvosa’, celebra Angelo em visita da SEINFRA”

  1. […] 'Com drenagem, Morro da Forca pode suportar estação chuvosa', celebra Angelo em visita … […]

Leave a Comment