O distrito de Antônio Pereira concentra 80% dos casos da doença em Ouro Preto. Segundo o Instituto Guaicuy, apenas na Rua da Lagoa, próximo ao Córrego Água Suja, 38 pessoas testaram positivo para dengue, entre elas um idoso que veio a falecer no dia 22/02.
Em entrevista ao Jornal Voz Ativa, no dia 07/03, o secretário Municipal de Saúde, Leandro Moreira, explicou que houve uma varredura no distrito e em Cachoeira do Campo, o segundo distrito de maior incidência.
Na Sede, nós nos preocupamos com a região da Bauxita que tem muitos casos, mas nada se compara ao distrito de Antônio Pereira”
declarou o secretário.
Segundo o secretário, outra medida contra a dengue em Ouro Preto é o veículo de Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como “fumacê”. Ele relata que o lançamento de inseticida acontece em uma baixa potência. Contudo, essa ação não deve ocorrer em todo o território, a depender da incidência de casos, já que o veneno acaba não atingindo apenas o mosquito da dengue.
Como a aplicação pode prejudicar outras espécies que contribuem para o ambiente, o UBV foi utilizado somente no distrito de Antônio Pereira, onde os índices são mais altos.
Leia também:
- Março Lilás: Mariana tem campanha de prevenção e conscientização sobre o câncer de colo de útero
- Morre Tunico dos Telhados, artista único nascido em Ouro Preto
Atualmente, no último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Ouro Preto (15), foram registrados 993 casos positivos para dengue e cinco casos positivos para chikungunya no município. Não houve óbitos em investigação no último boletim, contudo, 369 casos ainda aguardam resultado.
Distrito de Antônio Pereira
Nesse sentido, o distrito de Antônio Pereira continua sendo o principal foco de ações da Prefeitura de Ouro Preto, devido a alta dos casos na região. A Defesa Civil de Ouro Preto vem realizando ações de prevenção no distrito. Assim, há sobrevoo com drones para identificar o acúmulo de água em lajes e detectar criadouros.
Em janeiro deste ano, houve mutirões de combate ao Aedes aegypti no distrito. Na ocasião, aplicou-se larvicidas em locais propícios à reprodução do mosquito. Além disso, realizaram ações educativas e tratamentos em residências, tanto em Antônio Pereira quanto na Vila Samarco.
A iniciativa foi da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Saúde. Portanto, a partir da alta dos casos, são necessárias medidas de urgência e a conscientização da população. A Defesa Civil recomenda que eliminem os criadouros do mosquito transmissor e retirem a água parada de recipientes.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então, siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista em formação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Fascinada pela arte da comunicação e seus desdobramentos. Estagiária no Jornal Galilé e na Rádio Real FM.
[…] Com aumento dos casos de dengue, números preocupam distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto […]
[…] LEIA TAMBÉM: https://galile.com.br/com-aumento-dos-casos-de-dengue-numeros-preocupam-distrito-de-antonio-pereira… […]
[…] TAMBÉM: […]