Enquanto eu curtia merecidos dias de férias fazendo uma viagem que planejei durante muitos e muitos anos, Ronaldo negociou a SAF do Cruzeiro após dois anos e meio da compra e temos um novo mandatário: o apaixonado cruzeirense e mega empresário Pedro Lourenço, ou para nós mineiros, o “Pedrinho do Supermercados BH”. A negociação que tem sigilo de contrato com relação aos valores, estima-se que seja em torno de R$ 600 milhões de reais sendo que dessa quantia, R$ 100 milhões foram ‘abatidos’ por conta de investimentos feitos por Pedro na reforma do centro de treinamento do clube e esse valor foi convertido em 20% das ações na operação de compra e o restante será quitado ao longo dos próximos anos, além é claro de Pedro assumir todas as dívidas da SAF quando foi feito o contrato de compra por Ronaldo em 2021.
Parte da torcida do Cruzeiro vinha fazendo manifestações contrárias a gestão de Ronaldo, mas cabe a nós cruzeirenses de verdade e com a lucidez das análises verificar que foi um período de muitas turbulências, onde a equipe do Fenômeno pegou o clube em situação terminal numa UTI (analogia feita pelo próprio Ronaldo) e está entregando o clube ainda hospitalizado mas com boas melhoras e chance enorme de se reestabelecer. É nisso que destaco o meu agradecimento, pois se não tivessem assumido ao clube, hoje provavelmente o Cruzeiro teria falido e não estaríamos mais aqui nesse espaço escrevendo e comentando sobre o nosso time do coração.
Administrativamente e financeiramente cumpriram o planejado para esse período, mas por outro lado, dentro de campo eu penso que ficaram um pouco a desejar, pois esperava mesmo em condições adversas que fossem um pouco mais acertados na montagem de elencos e a troca constante de treinadores também demonstrou que isso era um ponto errado na gestão. A grande vantagem que vejo é a manutenção do CEO Gabriel Lima e equipe, que vem desempenhando um trabalho exemplar na parte administrativa e financeira da SAF.
Sob o comando de Pedro Lourenço volta ao clube um velho conhecido, Alexandre Mattos que será o CEO do Futebol e montou uma nova equipe com Paulo Pelaipe para o cargo de Diretor Executivo e o ex-zagueiro Edu Dracena para o cargo de Diretor Técnico. Com a promessa de “oxigenar” o orçamento do futebol, Pedro Lourenço uma avaliação pessoal em relação ao elenco e espera buscar ao menos quatro contratações de alto nível na próxima janela de transferências, já que a compra da SAF por parte do empresário se deu com a janela de inscrições fechadas. A próxima possibilidade de contratações acontecerá entre julho e setembro, mas a diretoria executiva iniciará os movimentos de imediato, principalmente com foco no exterior até mesmo porque as ligas européias e do Oriente Médio terminam entre maio e junho. Vamos aguardar e seguimos sendo mais Cruzeirenses que nunca.
Sangue Azul nas Veias e um abraço a todos!
Por Rodrigo Espigão
- Leia também: Ouro Preto vai sediar, em maio, terceira edição do Festival de Popularização do Teatro; confira programação completa
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.