Escolas de Ouro Preto já podem se inscrever no programa Cine-Expressão – A Escola vai ao cinema. A iniciativa integra a programação da 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto e pretende aproximar o universo cinematográfico de crianças, adolescentes e educadores da rede pública através das sessões Cine-escola seguidas de debates e entrega de material pedagógico dos filmes em exibição elaborado exclusivamente para esta programação. Instituições de ensino interessadas podem se inscrever gratuitamente até o dia 05 de junho pelo site cineop.com.br. A 19ª CineOP acontece de 19 a 24 de junho com diversas atividades gratuitas para todas as idades e públicos e acontece em dois espaços ouropretanos – a Praça Tiradentes e o Centro de Artes e Convenções.
“O cinema é uma poderosa ferramenta educacional que pode ser utilizada para promover o aprendizado em diversas áreas do conhecimento. No contexto social da rede pública de ensino no Brasil, onde muitos alunos não têm acesso a atividades culturais extracurriculares, o Cine-Expressão se torna ainda mais relevante. Essa é mais uma iniciativa que reafirma o compromisso da CineOP em promover ações que visam beneficiar as comunidades e escolas Ouro Preto”, ressalta Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora da CineOP.
Crianças e adolescentes, de cinco a 14 anos, poderão assistir a produções nacionais voltadas para sua faixa etária e participar de bate-papos após a exibição dos filmes. Ao todo, serão 7 sessões de cinema com 12 filmes brasileiros que apresentam temas universais e educativos para a formação de crianças e jovens. Os filmes serão exibidos nos dias 19, 20, 21 e 24 de junho (quarta, quinta, sexta e segunda) sempre na faixa das 8h e 14h, no Cine-Teatro (Centro de Artes e Convenções). Todas as sessões são exclusivamente para as escolas previamente inscritas.
As escolas participantes recebem ainda o material pedagógico de cada filme elaborado exclusivamente para o programa visando contribuir para o debate e a reflexão na sala de aula sobre os temas e abordagens que os filmes oferecem em suas histórias.
A programação do Cine-expressão traz filmes de qualidade artística e técnica que abordam temas relevantes para a sociedade contemporânea e que são adequados à faixa etária dos alunos, como explica a curadora do programa, Ramina El Shadai: “realizar a curadoria do Cine-Expressão tem sido uma experiência nobre, profunda e ampla. Um processo de dedicação para que os filmes de cada sessão conversem entre si, numa crescente de sensações que impactam as crianças, adolescentes e professores. Uma seleção criteriosa, com temas diversos e compatíveis aos processos inerentes às faixas etárias, que transitam por arte, cultura, educação, em possibilidades e potencialidades presentes nas múltiplas percepções de mundo oferecidas pelos filmes. Considero cada sessão como um ponto de expansão. Sempre, um estímulo para novos começos”.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 5 de junho pelo site www.cineop.com.br
LEIA TAMBÉM:
- 50 mil pessoas assistiram ao Festival Pop de Teatro de Ouro Preto
- Vem aí o Festival Gastronômico de Ouro Preto, o maior aberto ao público de Minas Gerais
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.