Cavalos nas ruas: Ouro Preto pode aderir ao ‘Curral Regional’

Quem trafega pelas ruas de Ouro Preto com certeza já se deparou com a cena de um ou mais cavalos andando livremente pelo passeio, ou até mesmo no asfalto das vias. Para além do caráter inusitado da cena, os animais podem trazer perigo tanto para os condutores, pedestres e até para eles mesmos. Por isso, a Prefeitura trabalha pela adesão ao Curral Regional que fica localizado em Ouro Branco. O interesse foi antecipado pelo Segurança e Trânsito Tenente Moisés e confirmado pelo Jornal Galilé junto à secretaria de Governo.

A adesão busca solucionar essa questão de forma eficiente. O tenente explicou que a ideia é contratar uma empresa especializada para recolher esses animais 24 horas por dia, através de uma licitação. Moisés destaca que essa medida é necessária devido ao risco de acidentes causados por animais soltos, tanto nas estradas quanto na cidade. Ele enfatiza que a responsabilidade também recai sobre os donos dos animais, que devem ser conscientizados a não abandoná-los nas ruas.

“Caso o dono não apareça, pode haver um leilão desses animais. Existe um custo associado a isso, e animais soltos podem causar acidentes tanto nas rodovias quanto dentro da cidade”, disse Moisés à Real.

Leia também:

CURRAL REGIONAL JÁ EXISTE E OURO PRETO PODE SE BENEFICIAR

Os municípios da região têm contratado serviços de apreensão de animais de forma consorciada, em um terreno localizado em Ouro Branco. Ele foi inaugurado em 2023. Ouro Preto, que já faz parte do Consórcio de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), está assinando um contrato para participar desse programa junto com outras cidades como Mariana, Itabirito, Ouro Branco, Lafaiete e Congonhas

O Secretário de Governo, Yuri, também comentou sobre o projeto ao Jornal Galilé: É notório a existência de animais de médio e grande porte soltos nas vias públicas do município. Isso não é algo recente e persiste há anos. O alto custo para criar um serviço de apreensão dentro da cidade é um dos principais desafios. A solução encontrada foi contratar esse serviço de forma consorciada.”

Esse consórcio permitirá dividir os custos fixos entre os municípios e utilizar as mesmas equipes para operar em cidades limítrofes. Os animais apreendidos em Ouro Preto serão transportados para o Curral Regional já existente.

Yuri enfatizou que os proprietários terão um prazo para retirar seus animais mediante pagamento de multa e custos de transporte. Caso contrário, os animais serão leiloados, e os recursos serão utilizados para manter o consórcio, reduzindo os custos para os municípios participantes. “Essa é uma experiência que tem dado certo em outros municípios, como Itabirito. Estamos confiantes de que, pela primeira vez, um executivo municipal tratará essa questão com a seriedade que ela merece,” concluiu o secretário.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

15 Thoughts to “Cavalos nas ruas: Ouro Preto pode aderir ao ‘Curral Regional’”

  1. […] Cavalos nas ruas: Ouro Preto pode aderir ao 'Curral Regional' […]

  2. […] Cavalos nas ruas: Ouro Preto pode aderir ao 'Curral Regional' […]

  3. […] Cavalos nas ruas: Ouro Preto pode aderir ao ‘Curral Regional’ […]

  4. […] Cavalos nas ruas: Ouro Preto pode aderir ao ‘Curral Regional’ […]

  5. […] Cavalos nas ruas: Ouro Preto pode aderir ao ‘Curral Regional’ […]

  6. […] Ouro Preto terá espaço de coworking para desenvolvimento econômico e tecnológico  […]

  7. […] Cavalos nas ruas: Ouro Preto pode aderir ao ‘Curral Regional’ […]

  8. […] Cavalos nas ruas: Ouro Preto pode aderir ao ‘Curral Regional’ […]

  9. […] Cavalos nas ruas: Ouro Preto pode aderir ao ‘Curral Regional’ […]

  10. […] Cavalos nas ruas: Ouro Preto pode aderir ao ‘Curral Regional’ […]

  11. […] Cavalos nas ruas: Ouro Preto pode aderir ao ‘Curral Regional’ […]

  12. […] Cavalos nas ruas: Ouro Preto pode aderir ao ‘Curral Regional’ […]

  13. […] Cavalos nas ruas: Ouro Preto pode aderir ao ‘Curral Regional’ […]

Leave a Comment