Carreta oftalmológica deve atender mais de 700 pessoas em Ouro Preto

Entre os dias 4 e 7 de março, Ouro Preto recebe um importante evento de saúde ocular: um mutirão de exames na área oftalmológica realizado por meio de uma carreta especializada. Esta iniciativa visa atender a demanda crescente por cuidados oftalmológicos na região, proporcionando consultas e serviços essenciais e zerar a fila de atendimentos. O repórter Antônio Isidoro entrevistou o secretário Leandro Moreira, que trouxe detalhes sobre a iniciativa.

A carreta oftalmológica está instalada na Praça da Estação, na Barra, e funcionará como ponto central para os atendimentos. A marcação de consultas é coordenada pela central da Secretaria Municipal de Saúde, que está em contato com os pacientes previamente agendados. Até o momento, 720 pacientes já foram agendados para receber atendimento durante o mutirão.

Além disso, a carreta estará voltada para o atendimento de alunos em idade escolar, entre 5 e 17 anos, dos municípios de Ouro Preto e Mariana. Essa ação faz parte do Programa Miguilim, uma iniciativa estadual que visa a promoção e prevenção de problemas oculares nas escolas públicas.

MAIS DE 700 ATENDIMENTOS NA CARRETA DA OFTAMOLOGIA

O secretário municipal de saúde, Leandro Moreira, destaca a relevância do mutirão, sendo a primeira vez que a carreta oftalmológica visita Ouro Preto. Dois projetos estão em andamento durante a semana. O primeiro tem como foco o acompanhamento oftalmológico de crianças e adolescentes em idade escolar, enquanto o segundo, viabilizado por uma emenda parlamentar do vereador Mateus, busca atender cerca de 700 adultos que necessitam de uma primeira consulta, incluindo o fornecimento de óculos para aqueles cadastrados no Cadastro Único.

Leia também:

“A carreta é inédita aqui em Ouro Preto, então é a primeira vez que a trazemos. Temos trabalhado nos últimos dois anos para zerar filas. Iniciamos com o caminhão de mamografia, passamos para odontologia e agora com a oftalmologia. Estamos em negociação para breve iniciar o serviço de ultrassonografia. Crianças de dois distritos também estão sendo atendidas em todo o território de Ouro Preto. Essa triagem ocorre tanto na sede quanto nos distritos, e oferecemos todo o suporte logístico com carros para trazer as crianças e adultos com alterações que precisarão passar por essa avaliação”, destacou Leandro a Isidoro.

O secretário Leandro ao lado de Matheus Pacheco.

O atendimento está sendo gerenciado cuidadosamente para evitar sobrecarga e longos tempos de espera, priorizando a eficiência e qualidade.

Esse evento inédito em Ouro Preto marca um esforço contínuo da administração municipal para zerar filas e oferecer atendimentos em diversas áreas da saúde nos últimos dois anos. Além disso, há negociações em andamento para futuros mutirões, incluindo ultrassonografias. O mutirão atende tanto a sede quanto os distritos, e a logística de transporte para a carreta está sendo providenciada pelo município, reforçando o compromisso com a saúde ocular da população local.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

4 Thoughts to “Carreta oftalmológica deve atender mais de 700 pessoas em Ouro Preto”

  1. […] Carreta oftalmológica deve atender mais de 700 pessoas em Ouro Preto […]

  2. […] Carreta oftalmológica deve atender mais de 700 pessoas em Ouro Preto […]

  3. […] Carreta oftalmológica deve atender mais de 700 pessoas em Ouro Preto […]

  4. […] Carreta oftalmológica deve atender mais de 700 pessoas em Ouro Preto […]

Leave a Comment