Quarta-feira de cinzas em Ouro Preto é dia de relembrar o carnaval. Ainda estão frescas na mente as cenas da cidade lotada, as pessoas felizes dançando e o embalo das ladeiras que rumam à Praça Tiradentes: é o povo que sai de casa para fazer nas ruas a maior festa popular do mundo. Os quatro dias de folia levaram milhares de turistas para o centro da cidade, vindos tanto para a festa universitária da Liga dos Blocos quanto para prestigiar as Escolas de Sambas e Blocos tradicionais. De Akatu à Molejo, a festa aberta ao público foi esplendorosa.
Desde a quinta-feira (08), com o cortejo do bloco Vermelho i Branco, a alegria do carnaval deixava Ouro Preto sob aquela áurea de festa que transforma tudo em deslumbramento. E pensar que há poucos dias da folia, não se sabia se os festejos aconteceriam ou não na Praça Tiradentes. A impressão que deu para quem viveu todos esses momentos é que o grito de liberdade veio no último show, com milhares de pessoas gritando os sucessos do Molejão se despedindo do carnaval.
Economicamente, o carnaval é uma data extremamente próspera para o município. Com milhares de pessoas se divertindo, consumindo e bebendo, o dinheiro acaba girando demais na cidade. Os ambulantes e barraqueiros ficam até mais felizes que os foliões: os cartões passam e a existência de centenas de trabalhadores fica assegurada. A rede hoteleira também está em ritmo de marchinhas desde o começo de fevereiro com as reservas agendadas, e fica em clima de carnaval até o final da semana, com os turistas que decidem estender um pouco mais a viagem. Afinal de contas, ainda é Ouro Preto: a cidade barroca de beleza colonial preservada.
Leia também:
- Prefeitura de Itabirito divulga resultado do edital da Lei Paulo Gustavo
- Confira todas as informações sobre o Bloco da Praia, que acontece amanhã (12), em Ouro Preto
Além disso, com os três palcos divididos pelo centro, não teve desculpa para não curtir com tranquilidade. Tanto no Largo da Alegria, quanto no Largo do Cinema e o da Praça Tiradentes, os shows foram incríveis. Por ser um carnaval de rua tradicional, a população pede pelo pagode, sucesso na região dos Inconfidentes e muito Axé.
DESFILE ESCOLAS DE SAMBA, UM SHOW MÁGICO
O coração bate o ritmo das baterias e o os olhos brilham ao se deparar com as alas e alegorias das escolas de samba de Ouro Preto. O domingo e a segunda são dias especiais para diversas comunidades da cidade, que descem e sobem as ladeiras com os seus carros e fantasias, preparados com muito esmero e conceito. Acadêmicos da São Cristóvão, Mocidade Princesa Isabel, Imperial de Ouro Preto, Morro Santana, União Recreativa do Santa Cruz, Unidos do Padre Faria brilharam.
Com desfiles cheios de diversidade e muito enredo, as escolas trazem a cultura da cidade e do país para a Praça Tiradentes, no ritmo pulsante das baterias.
NA LIGA DOS BLOCOS, A FESTA É INCOMPARÁVEL
Por mais uma vez a festa da Liga dos Blocos foi memorável. Com quatro dias de festa, o Complexo da Água Limpa também recebeu milhares de pessoas para curtir os shows dos mais variados estilos. Do pagode ao funk, passando pelo trap e eletrônica, os blocos empolgaram quem optou por pagar para ter bebida liberada. E realmente valeu a pena.
Tanto o Bloco do Caixão, como o Bloco Cabrobró, Bloco da Praia e Chapado estiveram completamente cheios, com o clima de festa universitária que Ouro Preto entrega há mais de 10 anos. Já é tradição.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Jornalista formado pela Universidade Federal de Ouro Preto, com passagens por Esporte News Mundo, Blog 4-3-3 e Agência Primaz.
[…] Dos morros e ladeiras para a Praça, o Carnaval de Ouro Preto mostra seu esplendor […]
[…] Dos morros e ladeiras para a Praça, o Carnaval de Ouro Preto mostra seu esplendor […]
[…] Dos morros e ladeiras para a Praça, o Carnaval de Ouro Preto mostra seu esplendor […]
[…] carnaval de 2024, as ladeiras centenárias de Ouro Preto se tornaram o epicentro de uma folia inesquecível, com cerca de 40 mil foliões vindos de todos os cantos. Ao longo de seis dias de festa, a cidade […]