Por Victor Stutz
No fim de semana, Ouro Preto esquentou os tamborins e, considerando os resultados dos eventos pré carnavalescos na cidade patrimônio mundial, a folia deste ano vai ser histórica também. O tema escolhido é “Carnaval Imperial”, uma homenagem aos 200 anos do título de Imperial Cidade concedido por Dom Pedro I a Vila Rica, em 1823, logo após a Independência do Brasil.
No aquecimento de sábado, 11/02, estima-se que quase 10 mil pessoas compareceram à Praça Tiradentes para a escolha da corte momesca do Carnaval Imperial 2023. Luiz Carlos Bento, do bairro Padre Faria, é o Rei Momo da cidade patrimônio, e Vanessa Alves, do bairro Morro Santana, a Rainha. Mauro Lúcio e Vitória Monroe também foram aclamados Rei e Rainha LGBTQIAP+ deste ano. O evento de seleção dos nobres foliões contou com muito samba e alegria, a festa aconteceu ao som dos batuques de blocos, escolas de samba e bandas locais.
O pré carnaval ouro-pretano prosseguiu no domingo, 12/02, e o samba tomou conta das praças, ladeiras, becos e ruas de todo o centro histórico. Houve também apresentação do Zé Pereira do Club dos Lacaios, o mais antigo bloco carnavalesco em atividade no país, símbolo do carnaval tradicional de Ouro Preto.
+ Confira a programação completa do carnaval de Ouro Preto
Carnaval Imperial Ouro Preto 2023
Mas o carnaval mesmo ainda nem começou, vai ser na quinta-feira, 16/02, que o rei Momo e sua corte receberão das mãos do prefeito Angelo Oswaldo a chave da cidade. O reinado de Luiz Carlos, Vanessa Alves, Mauro Lúcio e Vitória será bastante breve, apenas uma semana, mas promete ser recheado com as mais animadas folias dos últimos tempos. Isso porque já são dois anos de abstinência carnavalesca em razão da pandemia.
Quem deixou para última hora e não se preparou para curtir a programação animadíssima dos próximos dias, em Ouro Preto, corre o risco de ficar de fora, já que os hotéis e pousadas da cidade estão praticamente lotados. Porém, com sorte, talvez ainda seja possível conseguir uma vaga, vale a pena tentar!
FOTO (Neno Vianna): A secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto, com a corte momesca do Carnaval Imperial 2023
+ Ouro Preto: Pré-carnaval leva mais de 10 mil pessoas à Praça Tiradentes
+ Ouro Preto receberá espetáculo em homenagem a Elis Regina
+ Pitty confirma show em Ouro Preto no mês de junho
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!
Fundado em 1990 por Francelina e Arnaldo Drummond do antigo Instituto de Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o jornal nascia em meio a uma onda democrática, que inspirava os brasileiros naquele momento. Tendo como objetivo levar informação aos cidadãos ouro-pretanos, o Galilé se diferenciava dos demais concorrentes por ser um jornal de opinião, oferecendo um pensamento crítico acerca da realidade ouro-pretana e brasileira.