Câmara de Ouro Preto concede Cidadania Honorária e Homenagem de Honra ao Mérito de 2024

Na última cerimônia solene de 2024, a Câmara Municipal de Ouro Preto concedeu a Cidadania Honorária e o Diploma de Honra ao Mérito deste ano. A Cidadania Honorária é uma das mais altas distinções conferidas pelo Legislativo Municipal, simbolizando o reconhecimento e a gratidão da cidade para com aqueles que, mesmo não sendo naturais do município, destacaram-se por seu compromisso e serviços prestados à comunidade. O Diploma de Honra ao Mérito, com a mesma equivalência, destina-se a cidadãos ouro-pretanos de nascimento ou que tenham prestado serviços de alto nível à cidade.

O prefeito Angelo Oswaldo (PV) destacou a importância dessas honrarias. “A cidadania honorária é um grande título, é o batismo cidadão de todas as pessoas que se integram na sociedade ouro-pretana e contribuem para o desenvolvimento da nossa comunidade. Por isso, a Câmara tem essa faculdade, esse privilégio de poder destacar essas pessoas e conferir a elas o carisma de Ouro Preto. A cidadania honorária é uma festa muito bonita de fraternidade e confraternização. Temos também as homenagens com o título de honra ao mérito a pessoas de Ouro Preto que prestam grandes serviços à cidade, às organizações, entidades, associações e instituições que trabalham conosco. O Legislativo está de parabéns,” disse.

O presidente da Câmara, Zé do Binga (PV), expressou sua felicidade em poder homenagear pessoas importantes. “A gente fica feliz de poder homenagear pessoas importantes na nossa cidade, dos distritos, dos bairros, até outras pessoas de fora, mas que representam bem a nossa cidade. Eu, principalmente, fico muito feliz de poder participar desse momento importantíssimo, não só na vida dos homenageados, como na minha vida também. Meu desejo é que todos tenham a bênção de Deus, que venham com o intuito de servir a nossa cidade, servir os menos favorecidos, criar leis que ajudem a nossa cidade e a população. O diploma de cidadania honorária é muito interessante porque mostra que Ouro Preto é uma cidade que recebe bem quem vem de fora. O mineiro já tem essa qualidade de ser hospitaleiro, e nós, de Ouro Preto, especialmente, temos essa qualidade de ser bons cidadãos.”

Leia também:

OS HOMENAGEADOS DESTACAM A VALORIZAÇÃO DO TRABALHO EM OURO PRETO

Câmara de Ouro Preto concede Cidadania Honorária e Homenagem de Honra ao Mérito de 2024
Por conta do período eleitoral, esse é o último evento solene da Câmara Municipal de Ouro Preto. Foto: Igor Varejano

Entre os homenageados, Leandro Leonardo Moreira, secretário de Saúde desde 2022, recebeu a honra ao mérito, indicado por Vander Leitoa (PDT). Ele que trabalha no setor da saúda da cidade há quase duas décadas, não escondeu a emoção. “Fiquei muito honrado quando recebi o aviso de que seria homenageado. Minha trajetória em Ouro Preto começou há 17 anos, trabalhando em Santa Rita e na Santa Casa. Ao longo dos anos, passei por todos os pontos assistenciais da saúde, desde a atenção primária até a terciária. Essa homenagem não é só minha, mas de toda a equipe que trabalha comigo,” afirmou Moreira, que também destacou os recentes investimentos em infraestrutura na área da saúde.

Viviane Gonçalves, Luciano Silva, Eliane Lourenço e Daniel de Freitas Matos, servidores do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), foram homenageados pelo vereador Wanderley Kuruzu (PT). Os servidores ressaltaram a importância do Centro POP na inclusão social e na dignidade dessa população vulnerável.

“A criação do Centro POP, especialmente em Ouro Preto, é um marco nesse sentido. Trata-se de uma população que vem aumentando ao longo dos anos, principalmente após a pandemia, e que necessita de uma intervenção na saúde pública. É um trabalho árduo e diário, como falamos, um dia de cada vez no Centro POP, porque os desafios são muitos, mas estamos avançando e toda a equipe está preparada para isso”, disse Viviane.

Amanda Michelle Faria Araújo Mapa, advogada homenageada por Alex Brito, também expressou sua felicidade ao receber o título de cidadã honorária. “Estou muito feliz de estar aqui. O título de cidadã honorária de Ouro Preto é uma honra, especialmente por ser uma cidade tão importante para Minas Gerais. Vim para Ouro Preto há mais de 20 anos, inicialmente para estudar na Universidade Federal de Ouro Preto, e desde então, me senti acolhida pela cidade,” contou Amanda, destacando sua trajetória profissional e pessoal na cidade.

Os agraciados com a CIDADANIA HONORÁRIA são:
.

Amanda Michelle Faria Araújo Mapa e Wilson Júnior Santos – indicações de Alex Brito.
Dr. Helvécio Miranda Magalhães Júnior e Dr. Tuian Santiago Cerqueira – indicações de Zé do
Binga.
Ana Carolina Campos Aguiar e Rodrigo da Costa Seabra – indicações de Júlio Gori.
Aline Pena Testasicca Silva e Paulo de Araújo – indicações de Lílian França.
Júlio Ernesto dos Santos Júnior – indicação de Luciano Barbosa.
Cláudio Batista Vieira e Paulo Márcio Reis Júnior – indicações de Mercinho Gomes.
Rogério Naves Rezende e Marco Aurélio Fonseca Herculano Antunes – indicações de Naércio
Ferreira.
Bruno Prudente dos Santos e José Anastácio Martins – indicações de Reginaldo do Tavico.
Dr. Jarbas Soares Júnior e Maria das Graças do Nascimento Guimarães – indicações de Renato
Zoroastro.
Peron Colombo e Rodrigo Alvarenga Vilela – indicações de Vander Leitoa.
Deborah Etrusco Tavares e Vandeir de Assis Gonçalves – indicações de Vantuir Silva.
Débora Aparecida Ferreira – indicação de Wanderley Rossi Kuruzu.
.
Os agraciados com o diploma de HONRA AO MÉRITO são:
.
Grupo Maximiniano e Maíra Batista – indicações de Alex Brito.
Arlindo Vieira Gomes e Evandro Xavier Gomes – indicações de Zé do Binga.
Capitão da PM, Norival Christófori Júnior / 2º Tenente da PM, Jouber Dornelas Júnior –
indicações de Júlio Gori.
Casa da Amizade de Ouro Preto e DJ Escobar – indicações de Lílian França.
Escola Mun. São Sebastião – indicação de Luiz Gonzaga do Morro.
Evento “Prosa Cortante Medieval Ouro Preto” – indicação de Mercinho Gomes.
Ivair Fabiano Silva – indicação de Reginaldo do Tavico.
Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto e Projeto “Escola de Futsal UFOP” – indicações de
Renato Zoroastro.
Flávia Cotta Oliveira Perdigão e Leandro Leonardo de Assis Moreira – indicações de Vander
Leitoa.
Clube de Mães “Unidas Venceremos” e Jonathan Marotta – indicações de Vantuir Silva.
Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro POP) –
indicação de Wanderley Rossi Kuruzu.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment