Vacina bivalente traz mais proteção contra variantes do Covid; UBS em Ouro Preto oferece a dose

Vacina bivalente traz mais proteção contra variantes do covid; UBS em Ouro Preto oferecem a dose

No painel de casos de covid-19 no Brasil, disponibilizados pelo governo federal em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. A taxa de mortalidade da covid diminui consideravelmente, mas a vacinação contra o vírus ainda se faz muito importante para todos. A dose de reforço bivalente contra a covid-19, está disponível para maiores de 18 anos em várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Ouro Preto e região. Confira o cronograma e horários de vacinação no site ou redes sociais da Prefeitura de Ouro Preto.

De acordo com o informações do Ministério da Saúde, foram aplicadas 21,3 milhões de doses do imunizante no Brasil. Entretanto, dados do último censo, mostram que o país possui cerca de 160 milhões de pessoas com 18 anos ou mais, assim, essa quantidade aplicada corresponde apenas a 13% dessa população. Minas Gerais é o segundo estado com maior número de doses bivalentes aplicadas com 2.400.387, atrás apenas de São Paulo que possui 7.313.060 de aplicações, conforme dados das secretarias de ambos os estados.

Para tomar a dose de reforço bivalente, é necessário que a pessoa tenha tomado duas ou mais doses da vacina monovalente, aquela primeira aplicada durante a pandemia. Somado a isso, é necessário que a última aplicação tenha ocorrido há no mínimo quatro meses. 

Além da bivalente, vacina da gripe também está disponível

A chegada do inverno está prevista para o dia 21 de junho e é necessário ligar o sinal de alerta para doenças respiratórias. A gripe precisa ser tratada com seriedade, pois pode evoluir para casos mais graves até a morte. O imunizante da gripe, está disponível para pessoas acima dos seis meses de idade, com maior atenção para os grupos de risco, que inclui, idosos e pessoas imunocomprometidas. O infectologista e diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, pondera:

“Diferentemente de uma pessoa mais jovem, por exemplo, o idoso corre maior risco de complicações. Além de ficar mais abatida, a pessoa idosa pode desenvolver pneumonia, com consequências graves”.

A transmissão nesta época do ano, é mais frequente por conta do confinamento e permanência de muitas pessoas em espaços fechados e/ou com pouca ventilação, como, por exemplo, em veículos de transporte público. A falta de higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel também facilita a transmissão do vírus.

Para se vacinar em Ouro Preto, é preciso ir até as UBS com o cartão de vacinação e documento de identificação com foto.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment