Batalhas de rima ganham lei de incentivo em Itabirito

Em Itabirito, as batalhas de rima e a cultura Hip Hop, que vem ganhando cada vez mais espaço em Itabirito, acaba de receber um importante estímulo. Foi sancionada a Lei 3.981, que institui o Programa Municipal de Incentivo às Batalhas de Rimas e Dança, Saraus e aos Slams na cidade.

Proposta pelo vereador Anderson Martins (MDB), a nova legislação visa fortalecer e promover a expressão cultural periférica, proporcionando suporte e estrutura para eventos como as Batalhas de Rimas, onde a competição se desenrola por meio de rimas improvisadas, com ou sem o uso de som elétrico. Além disso, os Slams, que envolvem a competição por meio da declamação de poesias, também serão beneficiados pelo programa.

Dentre os objetivos da Lei 3.981, destacam-se a valorização da produção cultural periférica, a promoção da ocupação cultural e preservação do uso dos espaços públicos, o estímulo à formação e profissionalização relacionadas às manifestações culturais populares, e o fortalecimento e estruturação da rede de agentes culturais responsáveis por esses eventos.

Leia também:

O vereador Anderson Martins ressalta a importância da legislação para superar as dificuldades enfrentadas por essas manifestações culturais periféricas. Ele destaca que, apesar de sua magnitude menor em comparação a outros eventos, as batalhas de rimas, danças, saraus e slams merecem o apoio da administração municipal.

“As batalhas de rimas e danças, saraus e slam enfrentam dificuldade para organização e apoio, além da perseguição e desarticulação por ser uma expressão cultural periférica. A estruturação dessa política se justifica pela necessidade de dar suporte a essas manifestações na cidade. Mesmo que sejam de menor porte, esses eventos devem ter o apoio da administração municipal para serem realizados”, afirmou o vereador Anderson Martins.

Com a sanção desta lei, a expectativa é que a cultura Hip Hop em Itabirito receba um impulso significativo, garantindo o reconhecimento e a valorização necessários para o desenvolvimento e a perpetuação dessas expressões artísticas na comunidade local.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment