A temporada 2022 do Atlético, atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil, se aproxima de um desastre: ficar fora da Copa Libertadores de 2023. O ano que era para ser promissor, devido ao sucesso de 2021, fica cada vez pior para o torcedor atleticano e o objetivo de ficar pelo menos entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro está se distanciando.
O Atlético perdeu para o Avaí na tarde de sábado (17), por 1 a 0, em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A última vez que o Galo venceu o time de Florianópolis, na Ressacada, foi em 2015. Assim, o Galo ocupa hoje apenas a 7ª colocação, com 40 pontos, cinco a menos que o Flamengo (4º colocado).
De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético tem 24,1% de chance de ir à Libertadores, único objetivo que restou para a temporada. Como os vencedores da principal competição continental e da Copa do Brasil estão entre os primeiros colocados do Brasileirão, é bem provável que os oito primeiros colocados se classifiquem para a Libertadores, porém, na atual posição do Galo, o clube mineiro teria que passar pela fase eliminatória antes da fase de grupos e perderia algumas vantagens nos sorteios, não sendo cabeça de chave de nenhum grupo.
Restam 11 rodadas para o término do campeonato e o Atlético corre para se reerguer dentro de campo, já que 2023 é um ano muito promissor para o Galo, que irá inaugurar seu estádio. O planejamento da diretoria alvinegra é a classificação direta para a Libertadores, ficar fora da principal competição continental no ano de inauguração de sua arena seria uma catástrofe financeira para a administração do clube.
Para conseguir a classificação, o técnico Cuca tem a missão de melhorar seus números imediatamente. Desde o seu retorno ao comando do elenco atleticano, ele teve 10 jogos, sendo duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas, dando um aproveitamento de 33,3%, o mesmo do Cuiabá, 18º colocado do Campeonato Brasileiro.
O Atlético volta a campo apenas no dia 28, quando enfrenta o líder Palmeiras, no Mineirão, às 21h45, em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.