Após a goleada por 3 a 0 contra o Cuiabá na noite de quinta-feira (10), o Atlético está a apenas um empate para se classificar para a Copa Libertadores de 2023. Porém, para garantir uma vaga direta para a fase de grupos da competição continental, o Galo precisa de uma combinação de resultados.
O Atlético só consegue chegar ao G-6 do Campeonato Brasileiro se vencer o Corinthians no domingo (13), às 16h, na Neo Química Arena e o Athletico-PR empatar ou perder do Botafogo na mesma rodada.
Neste momento, o Atlético é o sétimo colocado, com 55 pontos. Caso perca para o Corinthians no domingo, o Galo terá que torcer por tropeços de pelo menos dois de seus três concorrentes: Botafogo (8º), América (9º) e Fortaleza (10º). Em casa, o Coelho enfrenta o Atlético-GO, que precisa de uma vitória para manter viva a chance de não cair para a Série B, e o Leão encara o Santos como visitante.
+ Atlético aparece no Top 10 de melhores times do mundo de setembro da IFFHS
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Atlético é o time com mais chances de se classificar para a Copa Libertadores do ano que vem, entre os clubes que ainda não carimbaram a classificação. Os especialistas na área apontam para 89,4% de chance.
A não classificação para a principal competição continental é encarada como uma tragédia para os torcedores e a diretoria atleticana, tendo em vista o investimento alto feito no elenco do clube e a inauguração da tão sonhada Arena MRV, a nova casa do Galo. Em 2022, o engajamento do torcedor caiu na mesma proporção do rendimento do time em campo. Em maio deste ano, o clube tinha 133 mil torcedores cadastrados no programa. Agora, não passam de 100 mil. O site oficial aponta para 98.948 associados registrados, na quinta-feira (10).
Portanto, o Atlético precisa da classificação para a Copa Libertadores do ano que vem para recuperar a confiança do seu torcedor e planejar um 2023 melhor dentro das quatro linhas.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.