O Atlético é o clube com mais finalizações do segundo turno do Campeonato Brasileiro, com 204 chutes. Porém, quando o assunto é pontaria, o Galo cai algumas posições, sendo o sétimo que menos balançou a rede no returno, com apenas 11 gols marcados. A média é de um gol a cada 18,5 finalizações.
Exemplo dessa falta de produtividade nas finalizações foi o empate em 0 a 0 com o Ceará na noite de domingo (9), no Mineirão, em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo deu 16 chutes, mas apenas dois foram em direção ao gol, enquanto o seu adversário finalizou só cinco vezes, mas, assim como o time mineiro, duas bolas foram na meta.
Na defesa, o Atlético é o time que menos sofre finalizações, mas leva um gol a cada 7,4 finalizações, sendo a sétima melhor defesa do campeonato, com 32 gols sofridos, dando em uma média de quase um gol por jogo.
+ “Meu amor pelo Atlético só aumentou”, diz Duarte Júnior, torcedor do Cruzeiro
Em uma temporada decepcionante para o torcedor, o Atlético, com esses números, é apenas o sétimo colocado, com 47 pontos. De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Galo tem 38% de chance de se classificar para a Copa Libertadores de 2023. Para ter uma vaga certa na principal competição do continente, o Alvinegro precisaria somar 17 pontos em 21 possíveis. Porém, se conquistar 13 pontos, as chances de classificação ainda são bem altas.
O Atlético volta a campo no sábado (15), às 20h30, contra o Flamengo, no Maracanã, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tendo passagens pelo Mais Minas, Agência Primaz e Estado de Minas.
[…] + Atlético é líder em finalizações no 2º turno do Brasileirão […]