Atleta de Mariana conquista medalha em Campeonato Mineiro de Taekwondo

Atleta de Mariana conquista medalha em Campeonato Mineiro de Taekwondo

Hugo Marinho, de 24 anos, morador de Mariana desde 2015, conquistou a medalha de bronze na sua categoria no Campeonato Mineiro de Taekwondo, realizado em Sete Lagoas. O jovem atleta carrega consigo o sonho de sua vó, que sempre acreditou no potencial do garoto cheio de sonhos. Ele conheceu o esporte através de um projeto social e desde então viu as oportunidades aparecerem, com bolsas e mais ferramentas para lutar, nos tatames e fora dele. Por isso, Marinho afirma que o taekwondo mudou sua vida e segue mudando.

A competição em que o marianense conseguiu o seu mais recente êxito é a  3ª Etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, que acontece neste final de semana na cidade de Sete Lagoas. Ele foi o terceiro colocado da categoria olímpica até 68 kilos, sendo derrotado apenas pelo campeão. Os confrontos do primeiro dia foram entre apenas atletas de faixa preta do estado.

Leia também:

A HISTÓRIA DE HUGO: SONHOS E OPORTUNIDADES ATRAVÉS DO ESPORTE

Ele luta desde os 7 anos, mas compete desde 2016. Assim como muitos jovens sonhadores, Hugo conheceu o seu esporte, no caso o Taekwondo, através de um projeto social da Prefeitura de Mariana. No Centro de Referência à Criança e ao Adolescente (CRIA), ele teve contato com a modalidade que trouxe a ele oportunidades ensino e uma maneira de se sustentar.

Após se destacar, ganhou uma bolsa em uma equipe particular. Com isso, virou faixa preta, ganhando oportunidades de treinar outros atletas. Etapa por etapa ele evoluiu, se consolidando como professor. Hoje Marinho tem sua própria equipe, que está com ele na disputa do Campeonato. Os outros jovens como ele, hoje podem aprender com sua vivência no Ensino Integral do município e em duas academias particulares.

Ao jornal Galilé, Hugo revelou que não segurou a emoção ao subir no pódio. Isso porquê, desde 2022 ele não competia, devido a um problema de saúde da sua vó, que era a sua grande incentivadora e fã. Criado por duas mulheres sendo filho único, o dia a dia dele e de sua mãe foi alterado com o câncer de mama da matriarca. Ela acabou falecendo e ele precisou pausar a carreira.

Em 2022, minha avó descobriu um câncer de mama e começou a fazer um tratamento que foi bem desgastante e complicado. Desde então, não consegui treinar e me dedicar ao esporte como deveria para competir em alto nível, pois a cobrança é muito alta. Minha avó nunca esperou que eu fosse um grande atleta, um “Cristiano Ronaldo” da vida; ela só queria que eu ajudasse minha mãe e fosse um bom filho.

disse Hugo ao Jornal Galilé.

Por isso, o beijo na medalha, representa em algum nível um beijo em sua vó, que observa o neto conquistar tudo aquilo que sonhou.

REPRESENTAR MARIANA ATRAVÉS DO TAEKWONDO: UM ORGULHO

Mesmo sem ter nascido na Primaz de Minas, Hugo Marinho destaca que é um grande orgulho poder representar a cidade. Graças às oportunidades oferecidas na cidade, ele pôde conhecer o Brasil lutando.

Embora eu não tenha nascido em Mariana, moro aqui desde 2015, e Mariana me abraçou de uma forma incrível. Tudo que faço hoje para representar a cidade não é suficiente para retribuir tudo o que Mariana fez por mim. Paguei pouquíssimos exames de faixa, só quando eram para lugares muito distantes. Já fui para Pernambuco, Santa Catarina, Brasília, Cuiabá, e o Estado de Mato Grosso. A Prefeitura sempre me ajudou com transporte, então sempre fui bolsista atleta e recebi muito apoio de Mariana. Tenho muito orgulho de chegar a qualquer lugar com a camisa e uniforme escrito “Atleta de Mariana, MG”.

Concluiu Hugo ao Galilé.

E o agora professor Hugo segue com seus atletas para a disputa de medalhas neste domingo (30) e o Galilé segue acompanhando o seu progresso.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias da Região dos Inconfidentes e de Minas Gerais? Então siga o Jornal Galilé nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!

Notícias relacionadas

Leave a Comment